Pular para o conteúdo

Tratamento para Incontinência Urinária em Homens – Sintomas e Causas

Como tratar o problema da incontinência urinária masculina

Oi gente, me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, no Estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos falar a respeito de como deve ser a abordagem e os possíveis tratamentos para o problema da incontinência urinária masculina.

Estima-se que cerca de 10 a 20% dos homens entre os 60 e 70 anos de idade sofram com esse problema de incontinência urinária. E, à medida que essa situação que a idade vai avançando, esse número tem de aumentar cada vez mais. Isso é um problema extremamente sério, que faz com que o homem muitas vezes fique recluso em casa, pare de ter as suas atividades corriqueiras, dado a esse problema que é extremamente desagradável e gera muitas preocupações e constrangimentos.

Existem algumas estratégias que podem ser implementadas de maneira fácil e simples e que podem melhorar muito a vida desses homens. Como dividimos esse tipo de incontinência urinária masculina? Podemos caracterizá-la basicamente em três maneiras:

  • Incontinência urinária masculina de esforço
  • Incontinência urinária masculina de urgência
  • Incontinência urinária mista, que é a mistura das duas primeiras

A abordagem do problema deve começar com uma avaliação completa, que leve em conta as doenças de base do paciente, medicamentos que ele toma e medidas comportamentais para tentar evitar a perda de urina ao longo do dia.

As primeiras medidas sempre visam tentar melhorar os problemas dessas doenças de base, por exemplo, regularizar o diabetes ou tratar uma infecção urinária. Medidas comportamentais, como restringir um pouco de líquido ingerido antes de dormir, levar o paciente ao banheiro algumas vezes sem que ele peça e fazer períodos programados para o paciente fazer xixi durante o dia, podem ser muito úteis também. A avaliação vai ajudar a definir que tipo de incontinência urinária o paciente apresenta e direcionar o tratamento.

Para a incontinência urinária masculina de esforço, a fisioterapia pode dar bons resultados, tal como um medicamento como a duloxetina, um remédio que pode ajudar a resolver o problema. Outra opção é a colocação de um Sling interartificial ou um esfíncter urinário artificial. Para a incontinência urinária masculina de urgência, podem ser usados medicamentos anticolinérgicos como a solifenacina e a oxibutinina. Além disso, há outras possibilidades, como a estimulação do nervo tibial posterior da perna e até mesmo um marca-passo estimulador sacral.

Tenha cuidado, no entanto, especialmente com o uso de medicamentos em pacientes idosos, que podem piorar a situação. É importante ressaltar que o tratamento dessa condição pode envolver uma equipe multidisciplinar, além do urologista, como neurologistas e fisioterapeutas.

Lembre-se de que existem medidas extremamente simples, como mudanças de hábitos, programar horários de fazer xixi, levar o paciente de dormir para o banheiro até mesmo fraldas adequadas que contenham bastante absorção que podem contribuir bastante para que o paciente possa viver melhor, principalmente o paciente idoso.

Não esqueça de se inscrever no meu canal do YouTube, Toque de Urologista, curtir e compartilhar esse vídeo com seus amigos. Deixe suas dúvidas, críticas, sugestões e um forte abraço!

Fonte: Incontinência Urinária Masculina por Toque de Urologista