Pular para o conteúdo

Tratamento para Hérnia de Disco com Compressão Neural



Olá pessoal, tudo bem? Aqui estamos mais uma vez cumprindo o prometido de fazer um vídeo para esclarecer as dúvidas sobre fisioterapia.

No primeiro vídeo que postei, fiz a apresentação do canal e disse que esse vídeo seria sobre virando a rede. Mas um seguidor da minha página do Facebook pediu para fazer um vídeo explicando sobre hérnia de disco, porque a Cuca colocou pressão neural. Então, eu voltei a atender o pedido dele e falamos sobre isso. E mais para frente a gente fala sobre lembrar. Eu não esqueci, citar Utah na pauta é o que seria uma hérnia de disco.

Como todos sabem, nós temos as vértebras que dão estrutura e suporte para nosso corpo, desde a cervical até a lombar. São diversas vértebras e tão grande que nós temos até 23 nomeações. Hérnia de disco nada mais é do que quando nós temos um disco intervertebral, que é o amortecedor do nosso corpo, que impede que uma vértebra esbarre na outra e cause atrito na medula. Quando o disco está fragilizado, ele sai para fora e se forma a hérnia de disco, comprimindo a medula e causando dores e formigamentos. Todos os sintomas que interessam a compressão nervosa.

Para descobrir isso, todo mundo que tem dor nas costas tem que procurar um médico. Ele solicitará um exame de ressonância magnética, que é mais recomendado para ver certo a região da dor e o tamanho da hérnia, e mensurar qual será o tratamento.

Os sintomas da hérnia de disco podem variar dependendo da área em que esta ocorrendo a compressão. Primeiro, você vai começar a sentir uma dor nas costas. Mas nem toda dor nas costas é causada por hérnia de disco. Todo mundo sente uma vez na vida, pelo menos. Se você fez uma mudança, trabalha em pé ou fica muito tempo sentado, é normal ter dor na coluna. Se você tem desde pequeno, melhor ainda.

Mas se você está com dor, vai procurar um ortopedista. Ele vai fazer várias perguntas do tipo: há quanto tempo você tem essa dor? Como ela é? E logo em seguida começa a avaliação dele. Ele pode perguntar se você tem formigamentos. Se você tiver formigamento, já é um sinal de que algo não está certo ali, é onde a compressão nervosa está. Tudo vai depender de onde está essa hérnia. Pode ser cervical, torácica, lombar, cauda equina. O que eu quero dizer é que não necessariamente você vai sentir a dor no meio da coluna, como se costuma pensar.

A fisioterapia para tratar a hérnia de disco é um pouco complicada dizer virtualmente porque preciso, talvez, de um exame para saber que tipo de tratamento a gente vai fazer. Mas muito provavelmente a gente vai precisar alongar, fortalecer e retirar a dor. Se você chega no meu consultório falando que tem dor na altura tal, a gente vai resolver o problema da dor primeiro, para depois tratar a hérnia.

Não se esqueça que a fisioterapia é muito importante para tratar a hérnia de disco. O fortalecimento e o alongamento vão tirar sua dor. Não adianta tomar um energético, um antiinflamatório, relaxante muscular, tomar cortisona e não fazer fisioterapia. O fortalecimento e o alongamento são importantes porque a fraqueza muscular ao redor da hérnia é o que causa dor. E é importante lembrar: nem todo mundo que tem hérnia de disco precisa fazer cirurgia.

Espero que eu tenha esclarecido o que é uma hérnia de disco e ajudado aqueles que têm dúvidas sobre o assunto. Inscreva-se no canal, divulgue nossos vídeos e página e curta minha página no Facebook: Fisioterapia em domicílio. Até a próxima semana!

Fonte: Hernia de Disco com Compressão Neural por Dra. Vanessa Cavagna -Fisio Neuropedi