Pular para o conteúdo

Tratamento para Halitose: Dicas e Orientações

Atualmente, no próximo vídeo, tratarei sobre o assunto de ordem social do mau hálito de Antônio. O que é ordem social? Pouquíssimas pessoas têm coragem de chegar próximo a um amigo ou amiga e dizer que seu hálito está horrível. Realmente, esse é um problema social. É um problema que afeta a pessoa no convívio social. No entanto, a cura para a halitose é a busca por um profissional especializado. A halitose é decorrente de múltiplos fatores e atualmente, existe o Instituto do Hálito em São Paulo, onde já participei de um workshop. A maioria das halitoses é consequência de dentes infeccionados, tabaco e medicamentos que provocam cheiros diferentes.

O doutor McDonald’s Shape realizou uma pesquisa em que passou óleo de cravo-da-índia extraído do pé de um paciente na escola. A pesquisa foi conduzida pela absorção do óleo pela pele e transferência para a boca do paciente. Ahalitose, em sua maioria, aparece devido a gengivite e língua, 98% das halitoses que eu tratei decorriam de língua mal escovada ou nunca escovada; uma língua saburrosa. Para entender melhor isso, podemos observar a língua, observando uma região branca ou marrom que é simbolizada como uma borra. O especialista em hálito da estomatologia, o Dr. Rui Tomás de Souza da Universidade do Rio Grande do Norte, afirma que 98% dos casos de halitose estão relacionados à língua.

O paciente que escova a sua língua diariamente mantém uma higiene bucal adequada e, certamente, se livrará da halitose, exceto por causas endócrinas. As células hormonais são citadas como exemplo: uma pessoa que tem diabetes apresenta um hálito cetônico, ou seja, um cheiro diferente com motor de cetona de acetona. É um cheiro ligeiramente diferente de uma halitose por língua saburrosa.

Responderei a uma pergunta que duas pessoas me fizeram ontem em minha caixa de entrada. Elas perguntaram: “Doutor, eu tenho gastrite e isso pode causar halitose?” Na verdade, todos nós apresentamos uma diferença em nosso hálito ao acordar. Quando acordamos, estamos com o estômago vazio, e o nosso suco gástrico está em grande atividade. As pessoas que apresentam refluxo gastroesofágico exalam um odor ácido.

No entanto, a maioria dos casos, cerca de 98%, para ser mais preciso e de acordo com o colega do Rio Grande do Norte, Dr. Rui Tomás de Souza, é decorrente devido à língua mal escovada. Então, aqui está uma dica para você descobrir se você tem halitose ou mau hálito: pegue uma bexiga, encha-a bem e depois solte vagarosamente. A bexiga estará cheia do seu hálito. Uma das técnicas que eu uso é essa. Além disso, as pessoas que convivem com a pessoa portadora do mau hálito, esposas, amigos, devem chamar a pessoa em um canto e conversar com bastante carinho e respeito. É importante que você seja carinhoso e atencioso ao dizer: “Olha, você não se importa, mas eu tenho observado algo diferente no seu hálito. Você é minha amiga e eu te amo. Consulte seu dentista ou fale com seu colega do ramo, não haverá problema em ajudá-lo.”

Esse problema é um problema social. As pessoas que têm halitose afetam as pessoas que convivem com elas, que começam a se afastar da pessoa. Então, seja sincero com ela e diga que ela tem um problema com o seu hálito. Uma das principais causas da halitose é a língua mal escovada ou nunca escovada, porque a maioria das pessoas não escova a sua língua. Para fazer isso, vá à farmácia e adquira um raspador de língua ou uma colherzinha plástica. Passe essa colher limpa na sua língua e você notará que seu hálito mudará.

Se isso não ocorrer, procure um profissional especializado. Faça uma consulta para receber análise do seu hálito. Para lembrar, a principal característica do mau hálito ou halitose é a língua mal escovada ou nunca escovada. No entanto, a higienização bucal é fundamental para tratar esse problema e preveni-lo. Realize a limpeza da gengiva e a limpeza da língua, mas não faça movimentos de vai e vem. Movimentos de vai e vem na língua estimulam o vômito. Somente traga a língua de dentro para fora pela colher média. Fique atento se você quer se livrar da halitose. Por isso, faça essa higienização e adquira hábitos de higiene bucal adequada.

Fonte: HALITOSE COMO TRATAR! por NASSER HUSSEIN BAALBAKI