Pular para o conteúdo

Tratamento para Dedo em Gatilho: Cirurgia ou Fisioterapia?


pessoal, neste vídeo vou falar sobre a tenossinovite estenosante, também conhecida como dedo em gatilho. Essa condição afeta os tendões que realizam um movimento de flexão e pode causar dor e incômodo na região da palma da mão, perto da base dos dedos.
Na imagem apresentada, é possível observar a formação de um nódulo que causa um atrito aumentado durante o movimento dos tendões. Esse nódulo é chamado de polia A1 e pode ser bastante doloroso.
Existem quatro graus de dedo em gatilho, sendo que o primeiro se caracteriza apenas por dor e uma sensação estranha na região. Já o grau dois, o paciente começa a ter dificuldades no movimento, mas ainda consegue soltar o dedo sozinho. No grau três, há travamento do dedo e muitas vezes é necessário auxílio para desbloquear. E no grau quatro, o dedo fica em contratura e não é possível voltar à posição normal.
O tratamento da tenossinovite é baseado no estágio em que o paciente se encontra. Na maioria dos casos, o tratamento conservador com fisioterapia e medicação é o primeiro passo. Em casos mais avançados, pode ser necessário realizar infiltrações de corticoides ou cirurgia.
É importante considerar outros fatores do paciente, como umidade, diabetes, profissão, sexo e tempo de instalação do problema para definir o melhor tratamento.
Espero ter respondido às suas dúvidas sobre a tenossinovite estenosante. Se tiver outras perguntas ou dúvidas, deixe nos comentários que ficarei feliz em responder.
Fonte: Dedo em Gatilho – Cirurgia ou Fisioterapia? por Ortopedia Dr Tomás Barros