Pular para o conteúdo

Tratamento Paliativo para Paciente Terminal: O que é e Como Funciona?


Cuidados paliativos: Promovendo qualidade de vida e aliviando o sofrimento
Os cuidados paliativos são uma área da assistência à saúde que visa cuidar de pessoas com doenças graves e incuráveis que estão em progressão e que ameaçam a continuidade da vida. Nessa perspectiva, deixa-se de focar apenas na doença da pessoa, que muitas vezes não tem tratamento, e investe-se todo o tempo e recurso disponível para promover qualidade de vida com sentido e significado.
O cuidado paliativo tem como principal objetivo proteger a pessoa das intempéries da doença. É importante ressaltar que, quando se olha para a pessoa como um todo e não somente para sua doença, ela deixa de ser uma doença incurável para ser vista como uma pessoa com desejos, vontades e sofrimentos físicos e emocionais.
Quando uma doença grave e incurável é diagnosticada, a morte é anunciada e, consciente disso, a pessoa passa a enfrentar um sofrimento emocional. Nesses casos, é importante lembrar que para cada pessoa que morre, quatro pessoas próximas ficam enlutadas e sofrem. Além disso, o sofrimento social e espiritual também devem ser considerados.
O sofrimento espiritual que aparece no fim da vida é muito importante de ser avaliado, compreendendo o que a pessoa acredita, o que ela pode verbalizar e qual é seu temor. O alívio do sofrimento não tira o sofrimento, mas cuida dele e é fundamental para promover uma vida com significado e sentido.
Nesse sentido, o cuidado paliativo é indicado quando existe um sofrimento decorrente da doença que o tratamento não alivia, como a dor física e emocional. Muitas vezes, as pessoas querem saber os resultados de todos os exames, mas nem sempre querem receber informações que lhes causem mais sofrimento. Por isso, é importante falar a verdade numa dose homeopática, respeitando sempre a capacidade de cada pessoa em lidar com a situação.
Cuidados paliativos com crianças é uma área muito delicada, pois lida com uma situação absolutamente sem sentido, que é a perda de um filho. As crianças, muitas vezes, têm medo da dor e precisam de um cuidado especial e centrado na unidade familiar. É importante lembrar que a pessoa que está morrendo não tem tempo para perder, pois tem pouco tempo de vida, e que, nesse momento, o foco principal deve ser aliviar seu sofrimento.
Os cuidados paliativos são, portanto, uma forma de promover qualidade de vida, proteger a pessoa do sofrimento e promover uma morte com dignidade. É um cuidado fundamentado em valores humanos que considera a pessoa em sua totalidade e busca promover uma vida com sentido e significado até o fim.
Fonte: Paciente Terminal: o que é tratamento paliativo? por MEDICAL TV