Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para Doença Inflamatória Intestinal.

Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

A importância do tratamento

Olá, meu nome é Que Fica Magalhães, trabalho no Instituto do Aparelho Digestivo e hoje vamos falar sobre a doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.

Sobre o que nós falamos chamamos de 30 Torga, ou seja, é uma sigla em inglês que significa tratar um alvo, tratar um objetivo, ter um objetivo de tratamento. E hoje, não sabemos que o objetivo maior do tratamento, tanto da doença de Crohn quanto da Retocolite Ulcerativa, não é somente a melhora clínica dos pacientes e sim a cicatrização da mucosa.

Muitos pacientes são assintomáticos e apresentam um pouco de sintomas, um leve desconforto abdominal e acham por esse motivo que não devem fazer o seu tratamento. Nós sabemos através da literatura e dos últimos grandes ensaios clínicos que isso não é verdade. Antigamente se pensava isso, antigamente o tratamento era visando só melhora clínica do paciente, mas hoje não.

Sabemos que precisamos iniciar o tratamento e verificar através da colonoscopia ou da tomografia se houve regressão da inflamação. Como eu disse no início, o nosso alvo é a cicatrização da mucosa. Por esse motivo, o paciente deve ser acompanhado pelo seu gastroenterologista e, após ter iniciado o tratamento, geralmente esse controle se faz após de 6 a 16 meses a um ano após o início do tratamento.

Nós realizamos novos exames, incluindo colonoscopia ou as tomografias e ressonâncias, se no caso a doença for no intestino delgado, para checar se o paciente teve a sua inflamação totalmente resolvida. Se no caso o paciente não tiver a sua inflamação resolvida, o médico necessita da otimização do tratamento, ou seja, o aumento de doses ou até mesmo a troca de medicamentos.

É importante que se fique bem claro que essa é uma doença crônica e necessita de tratamento infelizmente até o momento por toda a vida. Mesmo que o paciente esteja totalmente sem sintomas, ele deve continuar o seu tratamento, pois a probabilidade de retorno da doença na ausência de tratamento é muito grande e as consequências podem ser desastrosas.

Conclusão

A doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são doenças crônicas e precisam de tratamento constante. O objetivo do tratamento não é apenas a melhora clínica dos pacientes, mas sim a cicatrização da mucosa. Por isso, é importante que o paciente seja acompanhado pelo seu gastroenterologista e realize exames periodicamente. Lembre-se de que mesmo que esteja sem sintomas, o tratamento deve continuar para evitar o retorno da doença.

  • Texto escrito por Que Fica Magalhães
  • Código:

Fonte
Tratamento para Doença Inflamatória Intestinal por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo