Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para Cisto de Baker: Alívio da dor e recuperação do joelho


Bom, tudo bem pessoal?
E aí, prontos e preparados para mais um vídeo esta semana? Para você que não me conhece, eu sou Jonas Amorim, especialista em movimento e outras habilidades que podem ajudar no seu dia a dia.
Você deve ter notado que o vídeo não foi publicado na quinta-feira como de costume, mas sim hoje, sexta-feira. Tive alguns contratempos e não consegui publicá-lo no ar para vocês verem.
Hoje, especificamente, vou falar sobre uma patologia na região do joelho chamada cisto de Baker. O cisto é um inchaço ou uma bolha cheia de líquido que inflama atrás da região dos joelhos, também conhecido como fossa poplítea. Esse inchaço provoca dor e diminuição da amplitude de movimento. Esse problema pode dificultar a realização de atividades diárias.
Geralmente, o cisto de Baker acontece quando você gera um impacto na região ou em atividades como corrida, salto, entre outros, mas também pode estar associado a condições médicas, como artrite inflamatória.
Não há uma causa específica para o cisto, mas estudos indicam que fatores genéticos podem influenciar o seu desenvolvimento, assim como o histórico de lesões na região.
Quanto ao tratamento, no início, quando você sentir bloqueio articular, pode fazer um dia ou mais de repouso. Depois, comece com o tratamento inicial, que consiste em usar meias compressivas para diminuir o inchaço e a rigidez. Bloqueios articulares podem ser tratados com a utilização de gelo na parte posterior do joelho, na região da fossa poplítea, por cerca de 10 a 20 minutos.
Além disso, pode-se utilizar medicamentos como paracetamol ou ibuprofeno, mas sempre é necessário consultar um médico antes de tomar qualquer medicamento.
Os exercícios fisioterápicos também são importantes e eu vou passar alguns movimentos que você pode fazer em casa. A única coisa que você precisa é uma toalha para ajudar a realizar esses movimentos.
O primeiro movimento é ficar deitado e apoiar uma toalha no seu pé, mantendo o membro esticado por cerca de 10 a 20 segundos. O segundo movimento é ainda deitado, colocar a toalha acima da linha do joelho e tracionar a toalha, fazendo leves movimentos com o pé para cima e para baixo por cerca de 10 a 20 repetições.
O terceiro movimento é esticar totalmente o joelho e depois dobrá-lo, encaixando o pé no chão, repetindo o movimento de 10 a 20 vezes. O quarto movimento é encaixar os dedos atrás da fossa poplítea e fazer pequenos movimentos suaves.
No próximo movimento, você vai abraçar o seu joelho com os dedos indicador e médio na fossa poplítea, fazendo um movimento de rotação de um lado para o outro com o polegar.
Então, por hoje é isso. Espero que vocês tenham assistido até o final e aprendido um pouco mais sobre o cisto de Baker e como tratá-lo. Se puder compartilhar esse conteúdo com alguém que esteja sofrendo com esse problema, seria de grande ajuda.
Até o próximo vídeo, pessoal! Não se esqueça de se inscrever no canal e compartilhar o conteúdo.
Fonte: CISTO DE BAKER, COMO TRATAR?! #joelho #dor #alivio #tratamento #fisioterapia por Jonnes Amorim