Pular para o conteúdo

Tratamento efetivo para câncer bucal com Dr. Jônatas Catunda


Como é feito o tratamento do câncer de boca?

O câncer de boca pode ser diagnosticado cedo e bem tratado ou diagnosticado tarde com outro tratamento ou até mesmo sem tratamento. O plano de contagem é necessário quando o paciente chega na fase avançada da doença.

O tratamento do câncer de boca depende principalmente do avanço da doença. Se a doença acabou de ser descoberta e é ainda pequena, um tratamento simples pode resolver o problema. Se a doença já está muito avançada e invadiu outros órgãos, um tratamento extenso envolvendo cirurgia, radioterapia ou quimioterapia pode ser necessário.

Infelizmente, a maioria dos pacientes com câncer de boca chega ao médico com a lesão muito impactante, deixando a lesão crescer até o ponto da ocorrência de invasão da mandíbula e laringe, ou até mesmo ter se espalhado pelos linfonodos. Por isso, é importante procurar um especialista quando alguma ferida na boca não cicatriza após duas semanas.

No tratamento do câncer de boca, a cirurgia é um procedimento necessário, mesmo que seja pequena com anestesia local. Em casos mais avançados, a cirurgia pode se tornar mais complexa, envolvendo retiradas mais extensas e reconstruções com retalho local.

Quando o paciente não suporta a cirurgia, o tratamento é a radioterapia e a quimioterapia. Nestes casos, o tratamento tem um caráter paliativo, apenas para controlar a doença, mas não para curá-la.

A chance de cura para o câncer de boca após o tratamento com cirurgia e radioterapia é de cerca de 60%, o que significa que de cada dez pessoas, seis vão estar vivas após cinco anos do tratamento. A chance de cura em casos mais iniciais é de 99%.

Vale lembrar que o cigarro é o principal fator de risco para o câncer de boca. Se as pessoas deixassem de fumar, menos de 5% dos casos de câncer de boca existiriam. Por isso, é importante compartilhar essa informação para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a prevenção e tratamento da doença.

Se você notar alguma ferida na boca, não deixe para depois e procure um especialista.

Compartilhe essa informação!

Fonte: Tratamento do câncer de boca – Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço