Pular para o conteúdo

Tratamento de varizes com espuma.


Aplicação de Espuma em Varizes

Aplicação de Espuma em Varizes

Olá, sou o Dr. Alexandre Amato e hoje vou falar sobre como funciona a aplicação de espuma em varizes. A espuma pode ser feita com várias substâncias, mas atualmente utilizamos bastante o polidocanol.

O polidocanol é uma substância que, na década de 50-60, foi estudada como um anestésico local. No entanto, quando aplicado em uma veia, percebeu-se que ele causava uma trombose nessa veia e levava a uma fibrose ou fechamento da mesma. Assim, ele deixou de ser utilizado como anestésico e passou a ser usado para fechar as veias.

Posteriormente, descobriu-se que ao transformar o polidocanol em espuma, sua eficácia para fechar as veias era ainda maior. A espuma é feita pela técnica de Tessari, que transforma a substância líquida em uma espuma que ocupa todo o espaço dentro da veia, encostando em toda a parede. Dessa forma, a espuma tem uma eficácia muito maior do que a substância líquida.

A aplicação da espuma é feita no consultório e é um procedimento realizado pelo cirurgião vascular. Não existe a espuma comercial no Brasil, mas é possível criar a espuma na hora do procedimento. A técnica de Tessari é aplicada dentro da veia, causando a trombose e fibrose, o que leva ao tratamento das varizes.

Conclusão

A aplicação de espuma em varizes é um procedimento seguro e eficaz, que utiliza o polidocanol transformado em espuma para fechar as veias. A técnica de Tessari é aplicada no consultório pelo cirurgião vascular e leva ao tratamento das varizes.

  • A espuma é feita pela técnica de Tessari
  • A aplicação é feita no consultório
  • A espuma é transformada a partir do polidocanol
  • O procedimento é seguro e eficaz

Gostou do nosso vídeo? Clique aqui embaixo no sininho, compartilhe e até o próximo!

Fonte: Como Funciona a Aplicação de Espuma em Varizes? Espuminha trata varizes? por Amato – Instituto de Medicina Avançada