Pular para o conteúdo

Tratamento de Refluxo em Bebês com Osteopatia – Dra. Sanny Louro


Olá pessoal do Espaço Saúde Bem-Estar!
Hoje eu tenho algo muito especial para mostrar pra vocês: o atendimento de um bebê. E eu estou aqui com Fabiele, que é a mãe, e Miguel, que é um bebê lindo de dois meses de idade. A Fabiele gostaria que você, mãe, me contasse qual o motivo da consulta e o que aconteceu que motivou você a procurar ajuda.
Então, o Miguel, desde que nasceu, teve muitas situações de engasgos. Até com sete dias ele se esgotou e ficou desacordado por algumas horas. A gente fez todos os primeiros socorros, mas ele não voltou. Até que, com a ajuda dos vizinhos, a gente optou por treinar e limpar o narizinho dele, e ele foi voltando aos poucos. Todas as vezes que ele mama, ele tem essa situação de se engasgar e voltar o leitinho. Ele dorme bastante, é um bebê bonzinho, tem cólicas também, alguma outra coisa, mas é um bebê muito tranquilo. Dorme super bem e, se ele tem bem pouca cólica, é mais pelo que ocorreu por ele ter cólicas.
O bebê teve boa opção nas primeiras 24 horas, chegou bem em uma mala. Então, vamos lá para o atendimento. Vamos ver na avaliação o que encontramos.
Queremos mostrar pra vocês um teste que se chama Integração Neurológica de um bebê. Então, eu estou mostrando aqui algo que estimula e percebo se ele segue ou não o brinquedo. Se olhar dele segue, sua cabecinha dele vira. Agora, vamos testar como funciona esse sistema dele de estômago, fluxo entre o esôfago e estômago. A gente tem uma válvula no estômago chamado cardia, e quando essa válvula imatura não funciona corretamente, os bebês apresentam um refluxo. O bebê mama e o leitinho volta. E às vezes, sente desconforto, pode chorar, pode sentir dor, porque isso pode fazer uma inflamação no esôfago e gerar muito mal estar também pelo próprio refluxo que é assim.
Então, quando a gente coloca a mão aqui, a gente observa como está funcionando essa válvula e como está funcionando o estômago. Essa é a técnica para a abertura do esfincter. A técnica de refluxo roupas um pouquinho aí.
Sempre trabalhar com a região de base e do crânio. Já em toda a ação que vai pro estômago e também que vai para a língua e também ajuda na deglutição. Então, liberar a base do ganho é bastante importante para melhorar o refluxo. E Miguel foi um bebê que nasceu de parto cesariana marcado, ele não entrou em trabalho de parto, e geralmente o trabalho de parto auxilia muito a estimular o movimento do grane e a organizar todo o funcionamento do organismo. E aqui, essas coisas ficam faltando por ter sido um parto cesariana. Então, a gente devolve descumprirem a área para melhorar o funcionamento digestivo dele de forma global.
E vocês podem observar, está dormindo com os braços sempre ao lado. Às vezes até, os bebês dormem com um braço pra cima. E quando os bebês daminhas indica que eles estão também estarem. Ser uma boa notícia porque numa molho, mesmo, o Miguel não ficou muito mal depois da mamada. Não teve reflexo ainda e em logo depois da mamada, ele dormiu.
E terminando aqui, a gente faria um teste do movimento ocular dele, mas como ele dormiu, a gente não vai realizar este teste hoje. Talvez no próximo encontro a gente realiza no começo da sessão porque eu não vou atrapalhar o bem estar do bebê para fazer um teste. Mas geralmente, quando a gente terminar a sessão, o olho do bebê e a cabeça segue direitinho a que eu mostrei pra vocês. Isso indica que a integração neurológica dele melhorou, que ele está com a elevação todas comprimida e que ele vai ter um melhor funcionamento global.
Eu sou Sangue Louro e espero você no próximo encontro.
Fonte: Tratamento de refluxo do bebê (osteopatia) – Dra. Sanny Louro por Sanny Louro