Pular para o conteúdo

Tratamento de Hemorróidas sem necessidade de cirurgia


Olá, tudo bem com vocês? Aqui quem fala é o doutor Gustavo Melo e nesse vídeo eu vou dar seguimento a um vídeo que eu gravei há um tempo falando sobre os graus de hemorróidas. O que eu venho trazer nesse vídeo é a verdade de que ainda existe, em parte do conhecimento popular, digamos assim, um consenso de que o tratamento de hemorróidas é por cirurgia. Alguns casos sim, é preciso operar, mas a prática clínica que eu tenho vivenciado e outros colegas proctologistas também é que a gente pode fazer um tratamento eficaz e resolutivo das hemorróidas no consultório.
Às vezes, o paciente já chega no consultório falando que tem que operar hemorróida. Aí você pergunta porque tá sangrando muito, o hemorróida está saindo para fora e tem que empurrar com o dedo, realmente sintomas que para o leigo levam a crer que ele precisa ser operado de qualquer jeito e passar por todo aquele pós-operatório que, apesar de já estar mais tranquilo, ainda é um pós-operatório que gera desconforto, não tem como.
A questão é: vou dizer que mais de oitenta por cento dos casos de hemorróidas que chegam ao consultório, eu tenho conseguido tratar clinicamente. A medicação, algumas orientações e, nos casos de hemorróidas que saem para fora, até convido você a assistir o vídeo que eu falo de grau de hemorróidas e como fazer um tratamento de consultório muito eficaz.
Eu tenho dado preferência à ligadura elástica, ou seja, a aplicação de um anel de borracha que envolve a hemorróida e a estrangula, causando uma diminuição no seu volume e consequentemente uma diminuição do seu sangramento. Trata-se de uma pistola que consegue aspirar a hemorróida para dentro dele e envolvê-la com um anel de borracha, causando um estrangulamento da hemorróida e diminuição no seu volume. Com isso, vai ser deixado de operar o que anteriormente em ia operar, que era uma hemorróida de grau 3, monstruosa, muitas vezes com sangramento importante.
Então é importante saber que existem meios de tratar hemorróidas de forma eficiente e levando em consideração que isso não é um método paliativo, quer dizer, não só segura os sintomas temporariamente, mas trata de forma definitiva a causa do problema. É importante ter em vista que, se você tem hemorróidas que saem para fora e sangram muito, você não vai ao médico achando que vai precisar ser operado. A boa notícia que eu tenho é que vá ao proctologista e pergunte por esse método, pode ser que se aplique ao seu caso ou pode ser que não.
A ligadura elástica não serve para hemorróidas externas, que são aplicadas por outros métodos como a aplicação de pomadas e em alguns casos, cirurgia. Nas classificações de hemorróidas internas, a hemorróida interna é aquela que está acima de uma estrutura anatômica chamada linha pectínea. Hemorróidas acima dessa linha se aplicam a ligadura elástica, o que tiver abaixo não se aplica porque existe inervação de dor, nervo de dor, nessa área.
Então é importante ter consciência disso. Existem outros métodos de tratamento em consultório, mas a ligadura elástica, ao meu ver e comprovado também pela prática clínica, é o método mais eficiente e de melhor custo-benefício em relação aos outros. Eu tenho um artigo chamado “Tratando hemorróidas no consultório” no meu site, convido você a usá-lo e a deixar suas opiniões e dúvidas tanto aqui no canal quanto no site.
É importante ter ciência de que a hemorróida tem um tratamento eficiente sem cirurgia e eu vou abordar mais opções cirúrgicas para as hemorróidas em um próximo vídeo. Grande abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Hemorróidas sem cirurgia por Dr. Gustavo Melo – Proctologista