Pular para o conteúdo

Tratamento de estresse pós-traumático em primatas pelo Dr. Brown | SOS VET | Animal Planet Brasil

Perto do programa Quelônios da Ásia fica o Centro de Resgate de Primatas Ameaçados. É o abrigo de algumas das espécies de primatas mais ameaçadas do mundo.

Eu rodei quase cinco quilômetros até o oeste do parque para me encontrar com a Sonja. Ela acabou de receber o Honoris e Um ângulo que foram resgatados a minuto e animais de estimação.

Sonny Boy oi! Estou muito feliz em te ver e muito feliz em ver o lago de La Cour também. Ele é incrível, né?

Existem 24 espécies de primatas no Vietnã e 21 delas estão ameaçadas. Uma das espécies mais ameaçadas é o Ângulo deu a Kur, que é um dos animais mais raros do planeta. Parece que ele está de calça branca e também tem costeletas brancas. Os tufos de pelo na cabeça é um dos animais mais raros do mundo. Só restam entre 120 e 180 indivíduos no mundo todo e isso é muito triste.

O meu cargo é de diretora do Centro e coordena as operações do Centro de Resgate. O objetivo do Centro é resgatar os primatas que foram capturados por traficantes de animais silvestres. Nós cuidamos deles, criamos em cativeiro e depois disso nós fazemos a soltura no habitat natural seguro.

Pelo que eu tô vendo, esses animais também são saudáveis, mas eu imagino que você tenha muito trabalho com outros.

Há com certeza. Esses são ótimos, mas eu tenho mais animais para vocês. Amirabolante, assim a gente pode ser ok.

Os primatas são capturados por três motivos principais. O primeiro é a carne e o segundo a medicina tradicional e, por fim, o mercado de pets. E aqui na região, o comércio de pets é o mais prejudicial. Então, o lugar mais adequado para cuidar de primatas que precisam de atenção especial é o Centro de Resgate de Primatas.

Aqui tinha nossa recém-chegada. Ela está ali fazendo um pouco de exercício. A próxima paciente é a Kit. A Sonja avisou que ela não gosta de homens e ela vai testar se perceber que eu sou um veterinário. Ela ia ser vendida pela internet quando entramos em Hanoi. Mascote é, e isso é legal aqui no Vietnã. Por isso, ela foi consultada e trazida para cá.

O interessante na Kit é que ela é de alguma espécie de losango que, como muitas outras espécies, nasce com uma coloração laranja. Então, a gente não sabe qual é a espécie dela e nós enviamos amostras para um teste genético que vai tirar essa dúvida pra gente de uma vez por todas. Ela ainda não foi examinada, então vamos torcer para ela não gritar e nem ter diarreia. Excelente, e vou tentar não assustar.

Eu sei que o meu tamanho o time do povo, mas eu não vou olhar nos olhos dela e eu só vou tá e sem estar perto dela aqui tem um equivalente animal ao estresse pós-traumático. Eu imagino que as pessoas que a levaram para longe da mãe eram homens e agora ela vê qualquer homem que chegue perto dela como uma ameaça. É compreensível. Ninguém olha só que eu sei que você pode colocar no peito dela assim evita o contato visual é certo. Ótimo. Os batimentos elas são muito bons. Tá aqui.

Finalmente, eu consegui encostar as mãos nela e apalpar um pouco. O nome da Kitty está tudo pastoso e eu consegui sentir que tem muito líquido na barriga, um sinal claro de que ela está com uma diarreia forte. Mas eu imagino que isso seja estresse. A saudade que ela tem da mãe tem esses efeitos drásticos. O apetite dela é bom e eu acho que essa diarreia que ela está tendo tem mais a ver com medo e com os sinais de alerta do que com qualquer outra coisa. Tá bom.

Ela tá forte e forma saudável e sem sinal de infecção, o que é uma ótima notícia. Acabou, mocinha. O fator mais importante para quem agora é o tempo total. Ela precisa se acostumar com o ambiente e perceber que mesmo sem a mãe ela recebe muito carinho aqui.

Fonte: Dr. Brown trata primata com estresse pós-traumático | SOS VET | Animal Planet Brasil por Animal Planet Brasil