Pular para o conteúdo

Tratamento de enxaqueca e cefaleia em salvas com Sumatriptana (Sumax) – Neurologista Dr. Paulo Faro.

A Sumatriptana no tratamento da enxaqueca e cefaleia em salvas

Hoje vamos falar sobre a Sumatriptana, também conhecida como Sumax, uma das principais – se não a principal – medicação utilizada para tratar crises de enxaqueca e cefaleia em salvas. É uma medicação excepcional, porém existem cuidados que devem ser tomados para que seja eficaz e não haja complicações durante seu uso.

A Sumatriptana faz parte da classe das Triptanas, a primeira classe de remédios desenvolvida especificamente para tratar crises de enxaqueca. Ela foi trazida para o Brasil com o nome de Sumax e é considerada uma medicação muito boa. É um divisor de águas no tratamento da enxaqueca por ter sido desenvolvida especificamente para tratar essa condição.

O sucesso do tratamento da enxaqueca com Sumatriptana é devido ao fato de que essa classe de medicamentos age como agonista do receptor de serotonina, inibindo a liberação de uma substância importante no início da enxaqueca, o CGRP. Ou seja, a Sumatriptana bloqueia a liberação do CGRP através de sua ação nos receptores de serotonina.

Atualmente existem diversas apresentações da Sumatriptana, como comprimidos, intranasal, subcutânea e associações com outros medicamentos como Naproxeno. A escolha da apresentação dependerá do paciente e de suas condições clínicas.

As contraindicações da Sumatriptana são claras: pacientes que já tiveram doença coronariana, infarto ou AVC não devem, em hipótese alguma, fazer o uso da medicação. Os efeitos colaterais mais comuns relatados pelos pacientes são constrição no peito, sensação de esganamento, taquicardia e sudorese. Tais efeitos são menos prováveis em pacientes que utilizam a apresentação em comprimidos em doses menores.

No caso da cefaleia em salvas, a Sumatriptana também é uma opção de tratamento. Existem detalhes específicos que devem ser considerados, mas, no geral, podemos considerar a medicação como uma boa opção na maioria dos casos.

É importante lembrar que a escolha do tratamento adequado depende de uma avaliação médica cuidadosa, assim como o acompanhamento e monitoramento durante o uso da medicação.

Espero que tenham gostado desse breve resumo sobre a Sumatriptana no tratamento da enxaqueca e cefaleia em salvas. Fiquem à vontade para deixar suas dúvidas nos comentários abaixo.

Fonte: Sumatriptana (Sumax) no tratamento da enxaqueca e cefaleia em salvas – Dr. Paulo Faro Neurologista por Dr. Paulo Faro – Neurologista