Pular para o conteúdo

Tratamento de Canalitíase do Canal Semicircular Lateral com VPPB Manobra Appiani Gufoni


No vídeo de hoje, eu vou demonstrar para vocês uma manobra que tem se mostrado mais efetiva atualmente para canal lateral. Nos dias de hoje, principalmente para aqueles pacientes de mais idade que têm dificuldade de ficar rolando na cama, esta é uma manobra mais confortável.
Aqui, eu utilizo na minha prática clínica com mais frequência. Já deixo aqui um convite a todos que ainda não se inscreveram, inscrevam-se no canal e deixem seus comentários. Para aqueles que ainda não fazem parte das minhas redes sociais, na descrição dos vídeos, vocês podem acessar e fazer parte delas.
Bem, vamos tomar por base a paciente que apresenta uma VPPB, ou seja, uma Vertigem Posicional Paroxística Benigna de Canal Semicircular Lateral à esquerda. Esta aqui é a única de todas as manobras que não começa pelo lado acometido. Ela vai começar pelo lado contrário. Todas as outras manobras para tratamento, seja de Canalítase, Assis Cupulolitiase, Canal Lateral, Canal Posterior, Anterior, todas começam nos sintomas. Essa é a única que vai começar pelo lado contrário.
Vamos imaginar que tem um comprometimento de canal lateral à esquerda. Posiciona-se o paciente deitado desta maneira. Vamos tomar contato com a cabeça dela nessa posição. A gente vai deitar você para o lado direito, ou seja, o lado contralateral aos sintomas. Quando a gente deve estar para esse lado, você vai encolher as pernas para esse lado. Pode segurar os meus braços aqui. Vai ficar mais fácil.
Mantenho aqui. Geralmente, o paciente nessa posição já vai começar a apresentar aquele nistagmo. No caso, ele vai bater para o lado. Lembra-se sempre dos sintomas. Então, ele vai estar no sentido. Eu troco. Porém, é que eu estou deitado para o lado contralateral. Vou manter aqui por aproximadamente 1 minuto.
Então, vou fazer o seguinte: vou contar até três. Quando contar até três, a gente vai rodar bruscamente a cabeça rapidamente em direção à marca. Vai ficar com o nariz apontado para ela. Sustenta-se por aproximadamente 1 minuto, ou então pede para o paciente levantar lentamente, sustentar aqui um pouquinho, agachado ainda, cabeça como semiflexão.
Voltando à posição normal, faz-se na posição neutra. Esta manobra é que, pela inércia, lembra, dá-lhe dos fluidos. Sempre quando eu rodo a cabeça para o meu lado direito, o meu líquido, um do linfático, ele corre para o lado contralateral. Ou seja, se eu rodei a cabeça para a direita, o líquido endolinfático ele vai para minha esquerda.
É exatamente o que a gente faz essa manobra. Por isso que eu dei aqui do lado contrário. Quando eu fosse só na paciente, eu faço uma rotação brusca no sentido contralateral, ou seja, seu lado direito. O que, por esse movimento endolinfático contrário, ele vai devolver os cristais para o lugar dele.
Bem, antigamente, existem várias formas de aplicar a técnica, como eu já tinha demonstrado anteriormente. Mas estudos vêm demonstrando que é muito interessante a gente tratar um paciente é a gente não aplicar somente uma vez a manobra, ou seja, eu manobrei com a paciência, deixa ela aqui três a cinco minutos, e depois eu vou deitá-la novamente após uns 2 a 5 minutos. Eu vou ver se ela apresenta novamente sintomas. Se ela apresenta sintomas, eu vou reaplicar a técnica, até ela não apresentar mais sintoma algum. E mesmo assim, eu complemento a técnica.
Estudos mostram que duas a três vezes é o ideal para a gente conseguir esse movimento linfático para devolver esses cristais ao lugar. Antigamente, aplicava-se uma vez e pedia para o paciente não realizar mais o teste, não deitar demais, não levantar demais a cabeça, enfim, não deitar durante um período. Mas aplicava-se uma vez só a técnica com paciência no consultório.
Atualmente, que eu venho aplicando com este paciente duas até três vezes, até eu aplicar o teste novamente e o paciente não tem mais sintoma algum. E mesmo assim, eu complemento a técnica. Então, é muito interessante que os estudos vêm mostrando atualmente. Enfim, é isso. É muito simples. Com todo momento, coisa nova chegando. E muitos profissionais eu conheço também que pedem que este paciente, após ser manobrado, que ele não deite de barriga para cima e nem do lado comprometido, no caso esquerdo, nos 2 dias seguintes, deixando somente do lado contrário.
Neste caso da manobra, como eu falei para vocês, enfim, são novidades que a gente tem de estudos extremamente recentes que vão norteando a gente sempre a tentar levar para vocês o melhor tratamento possível.
E é claro que um profissional competente precisa ser consultado para que se faça um diagnóstico preciso e entre com as manobras que sejam pertinentes conforme as suas reais necessidades. Deixo com um grande abraço a todos. Que ainda não se inscreveram, inscrevam-se no canal, deixem seus comentários. Toca o sininho para ser notificado. Não perder nenhum vídeo e não deixe de fazer parte das minhas redes sociais. Todas elas estão aqui na descrição do vídeo. Um grande abraço e saúde a todos.
Fonte: VPPB MANOBRA APPIANI GUFONI CANAL SEMICIRCULAR LATERAL CANALITÍASE Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta