Pular para o conteúdo

Tratamento de bolhas na boca de ovinos e caprinos com ectima contagiosa.

Como tratar feridas em cabras

Se você é um criador de cabras ou ovelhas, pode se deparar com uma doença chamada Equitima Contagioso, que causa feridas ao redor da boca dos animais. Para ajudar no tratamento, conversamos com o veterinário Sebastião Faria.

O que são essas feridas?

As feridas são causadas por um vírus chamado poxvírus e são chamadas de Equitima Contagioso. A doença começa com pequenas bolhas que se rompem e causam secreção. A lesão evolui para o inchaço e pode se espalhar pela boca, focinho ou até acometer a teta das mães que amamentam os filhotes com lesões na boca. As feridas são doloridas e o animal pode ter dificuldade de se alimentar, o que pode prejudicar o crescimento ou a produção de leite no caso de animais que estão em lactação.

Como tratar?

A doença é bastante contagiosa e pode se alastrar por todo o rebanho, por isso é importante isolar os animais afetados e fazer a desinfecção de materiais que vão entrar em contato com outros animais, como bicos de mamadeira. Também é importante usar luvas ao manipular os animais, pois a doença é contagiosa e pode acometer o ser humano também.

Quanto antes começar o tratamento, melhor. O tratamento consiste em limpeza com anti-sépticos para permitir a cicatrização, fazendo esse cuidado para não ter infecção secundária. As crostas não devem ser arrancadas totalmente, mas a higienização deve ser feita pelo menos duas vezes por dia para controlar a infecção. A limpeza pode ser feita com uma pastilha de permanganato de potássio diluída em água ou com um litro de iodo a 10%. Também pode-se combinar as duas receitas. Se as lesões estiverem dentro da boca, é preferível usar o permanganato, pois ele não será irritante. Já se tiver muita coisa, como é o caso do Tiago na foto, o iodo com glicerina ajuda a amolecer as crostas.

Vale fazer uma quarentena sempre que um animal novo for introduzido no rebanho. Não deixe esses animais se misturarem com o rebanho, pois eles podem trazer o vírus e contaminar os outros animais. Animais com essas feridas não transmitem o vírus para o leite, que pode ser consumido normalmente pelo ser humano.

Nas pessoas, esse vírus também causa feridas, principalmente nas mãos e braços. Por isso, é importante usar luvas e lavar bem as mãos quando algum animal da criação estiver contaminado.

  • Isolar os animais afetados
  • Fazer a desinfecção de materiais que vão entrar em contato com outros animais
  • Usar luvas ao manipular os animais
  • Não arrancar as crostas totalmente, apenas fazer a higienização pelo menos duas vezes por dia
  • Fazer uma quarentena quando um animal novo for introduzido no rebanho

Código:

Fonte: POXVÍRUS | ECTIMA CONTAGIOSA EM OVINOS E CAPRINOS | COMO TRATAR AS BOLHAS NA BOCA DOS ANIMAIS. por Vida no Sertão