Pular para o conteúdo

Tratamento caseiro para Oxiurus e coceira anal

Coceira Anal – Tratamentos Naturais

Olá, seja bem-vindo a mais uma vídeo aula, aqui no canal! Eu sou o Dr. Edelson Berge e hoje nós vamos falar de um tema que acomete pessoas no mundo todo. Ele não tem uma distribuição socioeconômica demograficamente e nós vamos falar sobre a coceira anal ou seja, a enterobiose, o verme do da do oxi segurus caseira, como é conhecido em algumas partes do Brasil, toxina como é conhecido em outras.

Ele é um verme que ataca geralmente crianças de 5 a 12 anos de idade, podendo acometer todas as idades, mas ele é mais frequente nessa idade e é bem difícil crianças com menos de 12 anos serem atingidas por esse parasita.

Essa infecção se dá pelo Oxiurus vermicularis, o mais conhecido. Esse verme se distribui em toda a população, ou seja, não há uma distribuição socioeconômica definida, sendo que o principal sintoma é dessa infestação é a coceira anal. A coceira pode chegar a ser tão intensa que pode causar infecção e copela na pele pelo ato de coçar, causando sintomas como depressão, emagrecimento e até pacientes que apresentaram com funções por causa dessa infestação.

Seu sintoma principal é a coceira anal, mas existem outros sintomas como dificuldade de concentração na escola, irritabilidade, insônia e perda de apetite que acompanham as crianças que apresentam a infecção por esse parasita.

Como ele se dá a infecção ou seja o contágio por esse verme? A contaminação ou infecção por este verme se dá por três formas: a auto infecção, a reinfecção e a heteroinfecção.

Na auto infecção, os pacientes que têm enterobiose ou oxiurus, ao coçar essa coceira no ânus, os ovos que estão ali podem aderir às unhas dos dedos, com isso o paciente pode levar esses ovos à boca ao se alimentar ou levar a mão na boca.

A reinfecção é feita pelos ovos que eclodiram no período de uma a duas semanas e fazem um caminho ascendente pelo intestino grosso, ou seja, pelo cólon e reto. Alguns vermes vão conseguir subir causando a reinfecção e eclodindo e causando um novo ciclo desse parasita.

A heteroinfecção, ou seja, infecção pelos ovos do parasita por outras pessoas da família, também é possível.

O diagnóstico desse parasita é clínico, ou seja, pelo prurido intenso e pela sintomatologia que é apresentada pelas crianças. É também feito pelo método de gravação, que é colocar uma fita adesiva na região perianal e esperar que os ovos sejam expulsos. Esses ovos se aderem à fita e pode-se fazer um reconhecimento no microscópio.

O tratamento, geralmente, é feito com medicamentos prescritos pelo pediatra ou médico, voltados aos antiparasitários, como o albendazol ou o pyrantel.

Aqui, na meta do nosso canal, é falar de tratamentos naturais de terapia alternativa. Eu vou dar para vocês aqui três tratamentos naturais para a enterobiose ou seja, oxiúride.

  • Bebida de hortelã: pegue 300ml de leite desnatado e de 4 a 10 folhas de hortelã pimenta e mel a gosto. Ferva o leite com as folhas de hortelã pimenta, coe o composto e adicione o mel. Tome essa bebida em jejum e repita após sete dias.
  • Pasta de mastruz ou erva de santa maria: pegue folhas frescas de mastruz e amasse. Misture com mel até formar uma pasta. Crianças de 10 a 20 kg devem tomar uma colher de sobremesa por dia durante sete dias, crianças de 20 a 40 kg devem tomar uma colher de sopa por dia e jovens e adultos, 3 colheres de sopa durante o dia.
  • Vinho branco com cebola: pegue 1 litro de vinho branco, 300g de cebola e 100g de mel. Adicione a cebola ao vinho e deixe o composto descansar por cinco dias. Coe o composto e adicione o mel. Tome um copo por dia em jejum.

É importante dizer que se uma pessoa estiver contaminada, todos os integrantes da casa devem fazer o tratamento. As roupas de cama e roupa íntima do paciente devem ser lavadas, secadas e passadas a ferro durante duas semanas. Brinquedos das crianças devem ser lavados a cada três dias.

Espero que tenham gostado das dicas! Não se esqueçam de se inscrever no canal, ativar o sininho de notificações e compartilhar esse vídeo com outras pessoas que também possam usufruir dessa informação.

Fonte: Coceira Anal/ Oxiurus/Caseira – acabe com esse problema- Dr Edelson Beling por Dr Edelson Beling