Pular para o conteúdo

Transtorno de ansiedade infantil: como identificar?

Transtornos de Ansiedade na Infância

Olá a todos, tudo bem? Eu sou Dr. Rui Brites, pediatra neurologista infantil. Hoje vou falar sobre um assunto muito importante: Transtornos de Ansiedade na Infância.

Você sabe perceber quando uma criança está extremamente ansiosa ou desenvolvendo uma ansiedade que está atrapalhando ela no seu relacionamento social, nas suas atividades de família, na escola, no seu rendimento e no seu convívio com as pessoas? Então, nós vamos falar sobre isso hoje.

O transtorno de ansiedade afeta em média 4 a 6 por cento das crianças e tem grande relação genética. Normalmente, o pai ou a mãe são muito ansiosos, o que gera uma criança que pode desenvolver um transtorno de ansiedade.

Essas crianças costumam ser extremamente inseguras e medrosas. São crianças que aparentam ser tranquilas, mas quando você vai ver elas por dentro, são crianças muito preocupadas. Costumam ter dores de cabeça, dor na barriga e evitam determinadas situações porque elas não querem nem chegar perto daquela situação.

  • São crianças que, frente a uma expectativa, ficam extremamente inseguras;
  • Ficam suadas e tremem;
  • Podem inclusive ter sintomas de pânico;
  • Normalmente, crianças ansiosas podem ser agitadas e inquietas no ambiente que lhe causa medo ou insegurança.

É muito importante a escola identificar essas crianças e sempre que possível chamar os seus pais e conversar sobre esses comportamentos que possam estar acontecendo no ambiente escolar. Muitas delas vão ter problemas para dormir, podem ter problemas de relacionamento, podem inclusive ter alterações de humor com irritabilidade, podem apresentar-se também depressivas e podem querer evitar contato social.

Nas situações mais graves, muitas crianças com transtorno de ansiedade podem evoluir para quadros depressivos e isso é muito sério. Elas podem começar a ter atitudes de retração, isolamento e isso faz com que a ajuda médica e psicológica seja ainda mais urgente.

O tratamento de crianças com transtornos de ansiedade exige terapia psicológica, principalmente as terapias comportamentais, que são consideradas as que têm fundamentação científica para o tratamento. Exige também o apoio dos pais para saber lidar no dia a dia de forma educativa com essas crianças. Boa parte delas precisa de medicação para que elas passem a ter uma vida funcional mais rápida e levem elas a retornar para o ambiente social de forma mais tranquila o mais cedo possível.

Principalmente, se as crianças estiverem tendo problemas de sono, alimentação e dores pelo corpo.

Gostou do conteúdo? Sem dúvida alguma, eu acho que é um conteúdo que vai te ajudar bastante, não é mesmo? Então, compartilhe, leve para as pessoas que mais precisam.

Entre lá no nosso site www.negrosaber.com.br e também vá lá no YouTube, no nosso canal. Faça o download e aproveite os vídeos que tem lá. Um grande abraço!

Fonte
Transtorno de ansiedade na infância: Você sabe percebê-lo? | 5 Minutos por NeuroSaber