Pular para o conteúdo

Tireoide: fisiologia dos hormônios T3 e T4 no sistema endócrino – Fisiologia humana Guyton.

Tireoide: Anatomia e Fisiologia

Olá! . Eu sou do Facilitando a Medicina e hoje vamos explorar um pouco mais sobre a fisiologia humana, fisiologia médica, e claro, você é convidado(a) a participar da nossa comunidade no YouTube! É só se inscrever aqui no canal clicando no botão vermelho abaixo do vídeo e lembrando que temos vídeos novos de segunda a sexta relacionados à era da saúde. Então, vamos lá!

Primeiramente, é importante entendermos que a tireoide é uma glândula importante no nosso sistema endócrino. Ela está localizada no pescoço, próximo à cartilagem tireoide, e tem o formato de uma ferradura. Atrás dela, temos as quatro glândulas paratireoides.

Se entendermos a anatomia da tireoide e visualizarmos um corte histológico dessa glândula, podemos observar principalmente as células foliculares e os coloides. Os coloides contêm os hormônios produzidos pelas células foliculares, sendo o hormônio da tireoide (T3 e T4) o principal produto. Além disso, as células parafoliculares também possuem uma função importante de produção da calcitonina, que está relacionada à fisiologia do cálcio.

Mas como ocorre a liberação do hormônio da tireoide? A liberação deste hormônio ocorre através da participação do eixo hipotálamo-hipófise. O hipotálamo libera o TRH (hormônio liberador de tirotropina) que estimula a produção de TSH pela hipófise. Esse TSH atua sobre a tireoide, estimulando-a a liberar T3 e T4.

Na produção e liberação do hormônio da tireoide, é importante destacar que o iodeto precisa entrar na célula folicular por meio do transportador Nis e ser transportado pelo Pendrina para a região onde o coloide está localizado. Na região acima do coloide, o retículo endoplasmático produz a tireoglobulina que passará pelo complexo de Golgi e será jogada na região onde está o iodeto. O iodeto sofrerá oxidação pela ação da tireoperoxidase e se ligará à tireoglobulina, formando o MIT e o DIT. Assim, a formação do T3 e T4 é iniciada.

Quando o hormônio T3 e T4 é liberado na corrente sanguínea, ele precisa ser transportado por meio de transportadores, sendo a globulina e a albumina os principais responsáveis por ajudar nesse transporte. É importante lembrarmos que o T3 é o hormônio da tireoide que possui uma maior ação metabólica, enquanto a T4 é a maior forma disponibilizada.

Sobre a ação do hormônio da tireoide sobre o corpo, podemos destacar que ele tem uma ação metabólica aumentando o metabolismo, a ação das mitocôndrias, a produção de ATP, a metabolização de lipídios e carboidratos, entre outros. Além disso, ele também aumenta a frequência cardíaca, a força de contração do coração e o seu débito cardíaco. A tireoide também influencia a termogênese e aumenta a motilidade do trato gastrointestinal.

Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre tireoide! Não esqueça de se inscrever no canal e aguardo você no próximo vídeo!

Fonte: FISIOLOGIA DA TIREOIDE (HORMÔNIOS DA TIREOIDE T3 E T4) SISTEMA ENDÓCRINO – FISIOLOGIA HUMANA GUYTON por Facilitando a Medicina