Pular para o conteúdo

Tipos de Incontinência Urinária: conheça os principais

Incontinência Urinária: O que é, causas, tipos e tratamento

Você já ouviu falar de incontinência urinária? É uma condição bastante comum, principalmente entre os idosos. A incontinência urinária afeta tanto homens quanto mulheres de todas as classes sociais e econômicas. Normalmente, a bexiga e o esfíncter (um músculo que controla a saída da urina) trabalham em perfeita combinação. No entanto, em uma pessoa com incontinência urinária, essa eficiência de controle não existe mais.

Uma pessoa com incontinência urinária tem dificuldade em segurar a urina. Uma pessoa saudável geralmente consegue segurar cerca de 400ml de urina na bexiga até chegar ao banheiro. Mas em uma pessoa com incontinência urinária, quando a bexiga começa a encher, a pessoa já começa a ter problemas. Esses problemas incluem não conseguir segurar a urina, a dor e o desconforto.

A incontinência urinária é uma condição que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, principalmente mulheres. As causas podem incluir idade, prolapso, atividades físicas e emocionais estressantes e excesso de peso. Existem vários tipos de incontinência, dependendo da situação:

  • Incontinência urinária por esforço ou por stress: quando a pessoa não tem força muscular pélvica para segurar a urina e acaba tendo gotejamentos.
  • Incontinência urinária de urgência: quando a pessoa sente vontade de urinar, mas não consegue chegar ao banheiro a tempo.
  • Incontinência urinária por transbordamento: quando a pessoa sente a bexiga sempre cheia, mesmo que tenha acabado de ir ao banheiro.
  • Incontinência urinária funcional: quando o paciente reconhece a necessidade de urinar, mas algo o impede de ir ao banheiro, como incapacidade de ambulação.
  • Incontinência urinária mista: quando o paciente apresenta mais de um tipo de incontinência urinária.

Para tratar a incontinência urinária, existem diferentes abordagens. Alguns pacientes precisam de fraldas ou dispositivos como Ipiums. Em casos mais graves, pode ser necessária a sonda de alívio. Se você tiver dúvidas relacionadas a esse assunto, deixe seus comentários para a enfermeira responder. Além disso, você também pode enviar perguntas para o e-mail enfermagemilustradaresponde@gmail.com com seu nome, cidade, estado e dúvida relacionada a enfermagem. A enfermeira responderá as perguntas através de vídeo no canal do Youtube.

Aproveite para se inscrever em nosso canal e conferir centenas de vídeos relacionados ao tema da enfermagem e técnicos em enfermagem.

Fonte: Você conhece os tipos de Incontinência Urinária? por Blog Experiências de um Técnico de Enfermagem