Pular para o conteúdo

Tendinite, Tendinose e Tendinopatia: Qual a diferença? – Saiba com o Fisioterapeuta Óscar Caridade


E aí, meu nome é Aclaridade, sou fisioterapeuta e hoje vou falar sobre os termos tendinite, tendinose e tendinopatia que podem realmente causar alguma confusão, acima de tudo em pessoas que tiveram problemas nos tendões alguns anos atrás e fizeram exames complementares de diagnóstico, como uma ecografia, e aparecia o termo tendinite. E agora, ao fazer nova avaliação, aparece o termo tendinose ou tendinopatia e surge a dúvida se a situação piorou.
Em primeiro lugar, gostaria de dizer que a patologia do tendão é bastante complexa e vem sendo bastante investigada ao longo dos anos, passando por mudanças em sua classificação. Até meados dos anos 90, acreditava-se que a patologia seria de natureza puramente inflamatória, daí se utilizava o termo tendinite (tendo ao final da palavra significa inflamação).
Mas, a partir dos anos 90, começaram a surgir evidências que a patologia do tendão era de natureza degenerativa, por essa razão foi adotado um novo termo, tendinopatia, que tem um conceito mais amplo e inclui as alterações de origem degenerativa. O processo de degeneração do tendão é mais do que a promoção de pequenos danos no início, há uma série de processos que vão ocorrendo e estas fibras vão apresentando pequenas falhas com o passar do tempo.
A degeneração pode estar associada ao processo de envelhecimento, pois à medida que envelhecemos, nossos tendões também envelhecem, assim como também podem estar relacionados a processos mecânicos, movimentos repetitivos e alguns stress que aplicamos no tendão, o que é relativamente normal.
Estudiosos indicam que os problemas dos tendões atualmente são uma mistura de um processo de regeneração – que conversa com alguma atividade inflamatória no tendão – e também é uma barreira para a sua recuperação. Ou seja, hoje em dia a patologia do tendão é bastante complexa e difícil de tratar, porque o tendão é uma estrutura em que há uma inatividade do processo biológico natural de cura.
Assim, o termo mais correto a ser utilizado é tendinopatia, que descreve uma patologia bastante complexa e difícil de tratar. Os termos tendinite, tendinose e tendinopatia não estão relacionados com a gravidade da patologia em si, mas com a classificação que é atribuída aos problemas nos tendões.
Espero que tenha ficado claro para vocês. Se ainda não conhecem nosso canal do Youtube, aconselho que se inscrevam para acompanhar nossos vídeos sobre diversos temas relacionados a tendões, músculos e muito mais.
Fonte: Tendinite, Tendinose, Tendinopatia: Sabe a diferença? – Fisioterapeuta Óscar Caridade por Intrafisio