Pular para o conteúdo

Spray para asma e dpoc: como usar a medicação em bombinha de forma correta


Aqui nós temos duas medicações que são fornecidas pelo governo para o programa de asma. Então, são medicações usadas no tratamento da asma brônquica: o Canil Agfa e essa medicação aqui, em forma de spray, é usada para prevenir a crise de asma. A medicação deve ser usada todos os dias para evitar que se entre em crise. E este aqui é o herói, Link, uma medicação de alívio, um broncodilatador.
Agora, vou explicar como é que eu uso a medicação. O spray já vem prontinho. A medicação é acionada quando eu tiro a tampa aqui e aperto, já sai a cor do remédio. Então, como é que eu tenho que fazer? Eu vou agitar, tirar a tampinha e tenho que ter uma coordenação perfeita entre aplicar um apertado dispositivo e não lá, porque senão, o remédio vai sair voando, vai sair a fumaça, sem chegar dentro do pulmão.
Então, como é que eu faço? Eu vou soltar o ar para fora, deixar a medicação perto da boca ou dentro da boca e vou começar a respirar bem devagarzinho. Na hora que começar a inspiração, eu vou acionar o dispositivo e continuar puxando. E aí, tenho que segurar 10 segundos, prender o ar dentro do pulmão, porque a hora que o remédio vai fazer efeito. Se eu puxar e soltar, o remédio entra, sai e não faz efeito. Então, vamos lá. Sacode só. Toca para fora. E, se eu for repetir, eu faço um. Nunca aplique dois jatos de uma vez, só assim, porque o pulmão não tem capacidade de absorver essas duas medicações. Dois jatos de uma vez só é como se estivesse com muita sede, fosse beber dois copos d’água e não pegasse os dois copos de vidro de uma vez só. Eu uso um, toma um copo, e depois eu tomo o outro. Então, a medicação com spray, quando o médico diz dois jatos, três jatos, quatro, seja lá como tiver na sua receita, você vai usar um, 10 segundos, só depois o outro. Não funciona. Eu não posso fazer isso. O remédio voa e aí ele não entra no pulmão.
É importante a gente, nas primeiras vezes que estiver usando spray, fazer isso na frente do espelho. Se ver a fumacinha, tá errado. A fumacinha tem que entrar toda no pulmão.
Agora, vou explicar para vocês como é que a gente usa a medicação spray quando a pessoa não consegue fazer a técnica absolutamente correta e a gente vai lançar mão do espaçador. Então, eu tenho aqui um ajudante. A gente sacode o remédio como sempre. E eu vou encaixar. O importante a gente tirou o óculos é poder fazer isso de uma forma correta. Eu preciso encaixar o bocal todinho aqui, o tampando o rosto, tanto na boca e nariz, e eu vou apertar um jato e vou contar seis a dez inspirações. 2, 3, 4, 5, 6. E aí? O que é que esse dispositivo faz? Ele puxa por aqui e só por aqui. Então, ele aproveita a medicação e aí, quando for repetir, eu faço novamente.
É importante ressaltar que os passadores só servem para a medicação em spray e nunca vão poder ser usados a medicação em pó, porque boyle vai sair do dispositivo só com fôlego do paciente.
São encaixados passadores a um aparelho com o bocal, ele não vai funcionar. Temos um espaçador que é unicamente para a medicação em spray. E, com o espelho, o paciente recebe a medicação mesmo naqueles casos que não consegue fazer uso da medicação sozinho.
A medicação impõe a medicação. Embora não adianta colocar aqui se a pessoa tem dificuldade.
Fonte: Como usar a medicação em spray para asma ou dpoc. A “bombinha” por dra Cristina M M Teixeira