Pular para o conteúdo

Desequilíbrio Hidroeletrolítico: Causas, Sintomas e Tratamentos.


Olá enfermeiros,
Vocês conhecem a definição de acidose, alcalose, homeostase, osmolaridade, osmose, pressão hidrostática, solução hipertônica, solução isotônica, tonicidade e transporte ativo? Vamos explicar cada um desses termos abaixo.
A acidose é um distúrbio ácido-base caracterizado por um aumento na concentração de íons de hidrogênio (H+) no sangue. Existem dois tipos de acidose: a acidose metabólica (causada pela redução na concentração de bicarbonato) e a acidose respiratória (causada pelo aumento na concentração de dióxido de carbono).
Já a alcalose é o oposto da acidose, ou seja, é um distúrbio ácido-base que causa uma redução na concentração de H+ no sangue. Existem dois tipos de alcalose: a alcalose metabólica (causada pelo aumento na concentração de bicarbonato) e a alcalose respiratória (causada pela redução na concentração de dióxido de carbono).
A fusão é a mistura de duas substâncias diferentes para formar uma nova substância.
A homeostase é o processo pelo qual o equilíbrio interno do corpo humano é mantido. O pH sanguíneo, por exemplo, é mantido entre 7,35 e 7,45 por meio do sistema tampão (que pode ser explicado em outro vídeo).
A osmose é o processo pelo qual líquidos se movem através de uma membrana semipermeável de uma área de baixa concentração de soluto para uma área de alta concentração de soluto, até que as concentrações fiquem iguais em ambos os lados da membrana.
A pressão hidrostática refere-se à pressão exercida pelo sangue sobre as paredes dos vasos sanguíneos.
A solução hipertônica, hipotônica e isotônica são conceitos relacionados à quantidade de soluto presente em uma solução. Na hipertônica, a concentração de soluto é maior no meio externo e, na hipotônica, a concentração de soluto é menor no meio externo, enquanto que na isotônica, a concentração é a mesma nos dois meios.
A tonicidade refere-se à tensão hídrica do líquido intracelular ou extracelular.
O transporte ativo é o processo pelo qual o líquido é bombeado de uma área de menor concentração para outra de maior concentração, por meio de bombas fisiológicas. Esse processo requer o uso de ATP como fonte de energia para o funcionamento das bombas.
Esperamos ter esclarecido um pouco mais esses conceitos importantes para a área da enfermagem.
Fonte: desequilibrio hidroeletrolítico por Enfº Guilherme Miranda