Pular para o conteúdo

Soro caseiro: como fazer em casa de forma fácil e econômica

Hidratação com Soro Caseiro

Segundo a Organização Mundial de Saúde ainda morrem cerca de 3 milhões de crianças em todo mundo por desidratação provocada por quadros de diarreia.

Grande parte dessas mortes poderia ser evitada com uma medida simples, que pode ser feita em casa, que é a hidratação com soro caseiro.

Quando temos diarreia não perdemos apenas água, mas também uma grande quantidade de sais minerais, como sódio e potássio.

Por isso, o soro caseiro, que é uma solução à base de sal e açúcar, é uma forma mais adequada de tratamento e prevenção da desidratação do que a água pura.

O soro caseiro também é superior a outras formas de hidratação, como sucos, chás, refrigerantes ou até mesmo isotônicos como o Gatorade.

Como fazer o soro caseiro

A forma mais simples e correta de fazer o soro caseiro é com a colher padrão recomendada pela UNICEF, que pode ser adquirida em farmácias ou postos de saúde.

  • Misture 1 medida rasa de sal mais 2 medidas rasas de açúcar em 200 mL de água fervida ou filtrada;
  • Se você não tiver a colher padrão da UNICEF, o soro caseiro pode ser feito com as colheres comuns da sua cozinha. Nesse caso, você precisa misturar 1 colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar em 1 litro de água fervida ou filtrada;
  • Uma vez preparado, o soro caseiro tem validade de 24 horas.

Como consumir o soro caseiro

Adultos devem beber entre 150 e 300 ml do soro a cada hora. Nos casos das crianças, o recomendado é 50 mL por quilo de peso a cada 4 horas. Por exemplo, uma criança de 10 quilos deve consumir 500 mL de soro a cada 4 horas.

Solução de reidratação oral

Recentemente, a organização mundial de saúde passou a indicar a substituição do soro caseiro pela solução de reidratação oral. Essa solução é feita a partir de umas saquetas, que podem ser adquiridas em farmácias ou postos de saúde. Elas já vêm com as quantidades corretas de cloreto de sódio, glicose, potássio e citrato para serem diluídos em um 1 litro de água.

Cerca de 95% dos quadros de diarreia conseguem ser tratados apenas com hidratação por via oral, seja através do soro caseiro ou das solução de reidratação oral. Somente 5% dos pacientes precisam de internação hospitalar para administração de soro por via intravenosa.

Portanto, se você está com diarreia, não perca tempo. Comece o quanto antes a tomar o soro caseiro ou o soro de reidratação oral como forma de prevenção da desidratação.

Fonte
APRENDA A FAZER O SORO CASEIRO por MD.Saúde