Pular para o conteúdo

Sistema Nervoso: Vias Aferentes da Medula Espinal

Oi, bom dia galera! Meu nome é Rogério e a videoaula de hoje é sobre as vias aferentes da medula espinhal. Se você não lembra muito bem o que são vias aferentes e eferentes, é altamente recomendável que você assista a videoaula 71 que eu vou deixar aqui na descrição do vídeo.

Então, o que significa via aferente? Quando você vê o nome via aferente, é a mesma coisa que via ascendente ou via sensitiva. Significa que os estímulos estão sendo conduzidos do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central, ou seja, no sentido ascendente. As vias aferentes conduzem esses estímulos para o cérebro ou para o cerebelo.

O objetivo da aula de hoje é saber quais são essas vias aferentes e quais são os estímulos que elas conduzem para o cérebro ou para o cerebelo. Para entender melhor, vamos resumir um pouco:

  • Vias aferentes são as vias ascendentes, que conduzem estímulos do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central.
  • A maioria dessas vias é cruzada na medula espinhal.
  • Os tratos e fascículos são a organização de axônios por função.
  • Os tratos espino-cerebelares conduzem estímulos de propriocepção ao cerebelo.
  • O trato espinotalâmico anterior conduz estímulos de tato e pressão.
  • O trato espino-talâmico lateral conduz estímulos de dor e temperatura.
  • O fascículo gracil e cuneiforme conduzem estímulos de propriocepção consciente e discriminativa, e a sensibilidade fina e profunda.

Então, essas são as principais vias aferentes da medula espinhal e os estímulos que elas conduzem para o cérebro ou para o cerebelo. Espero ter ajudado! Se você gostou, não esqueça de deixar seu like e se inscrever no canal para receber mais atualizações.

Fonte: Medula Espinal: Vias Aferentes ou ascendentes (sensibilidade) – Sistema Nervoso – VideoAula 092 por Anatomia Fácil com Rogério Gozzi