Pular para o conteúdo

Sintomas do câncer de esôfago: saiba quais são com Dr. Marcos Radtke

O câncer de esôfago se localiza no tubo que liga a garganta ao estômago e é conhecido por apresentar os crescimentos mais rápidos entre todos os tumores do sistema digestivo. É o oitavo tipo de câncer mais frequente no mundo, sendo mais recorrente nos homens. Alguns dos fatores que propiciam seu desenvolvimento são o fumo, consumo elevado de bebidas alcoólicas, obesidade, ingestão de alimentos ou bebidas excessivamente quentes, lesões causadas por episódios frequentes de doença do refluxo, exposição a longo prazo a determinados tipos de vapores químicos e idade acima de 55 anos. O esôfago pode ser agravado pela rede linfática, o que facilita a disseminação do tumor.

Os sintomas incluem dificuldade de engolir, começando por alimentos sólidos e depois se estendendo a líquidos, causando um quadro de anemia, desidratação e perda de peso. Além disso, pode ocorrer dores no tórax atrás do osso do peito, sensação de bloqueio da passagem dos alimentos, náuseas e vômitos.

O diagnóstico é feito por meio de uma endoscopia digestiva com a biópsia, e quanto mais cedo, mais aumenta a chance de cura. A prevenção é a melhor conduta, evitando o cigarro, o consumo excessivo de bebida alcoólica e bebidas muito quentes em longos períodos de tempo. Tratando o refluxo de forma adequada também é importante.

O tratamento varia de acordo com o tipo e o avanço da doença, além do estado de saúde do paciente. Algumas opções incluem a radioterapia com a quimioterapia ou a cirurgia, dependendo do tipo de câncer de esôfago. É fundamental que o paciente seja abordado por uma equipe multidisciplinar experiente.

Artigo por: Doutor Marcos rating, cirurgião do Aparelho Digestivo em São Paulo.

Fonte: Você conhece os sintomas do câncer de esôfago? | Dr. Marcos Radtke por Marcos Radtke