Pular para o conteúdo

Sintomas de Gastrite Crônica: saiba o que são e como identificar

Sintomas mais comuns da gastrite crônica

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Luana, sou nutricionista e doutora em saúde, e nesse vídeo vamos falar sobre os sintomas mais comuns da gastrite crônica. É importante saber identificar esses sintomas no seu organismo e reconhecer se o seu problema é a gastrite crônica ou não.

Primeiramente, o que é a gastrite? Nada mais é do que uma inflamação, uma agressão que acomete a parede da mucosa que reveste toda parte interna do nosso estômago. Essa agressão pode ser aguda ou crônica. A gastrite aguda se refere a aqueles sintomas de desconforto que iniciam, mas logo passam. Então você terá o problema de gastrite por um período de tempo curto, porque está fazendo algum tratamento com algum medicamento que está agredindo mais a mucosa do seu estômago ou porque ingeriu algum alimento contaminado que está agredindo seu estômago por aquele período de tempo.

Já a gastrite crônica é quando essa inflamação da sua mucosa é contínua, ocorrendo por um longo período de tempo, onde os sintomas podem aparecer e desaparecer, porém, permanecem por um longo período de tempo. Algumas pessoas, inclusive, têm esse problema de gastrite crônica por muitos anos ou até mesmo por toda a vida por não tratá-la adequadamente ou por não cuidar da alimentação.

A seguir apresentamos os cinco sintomas mais comuns da gastrite crônica:

  1. Desconforto na região superior do abdômen: é uma região que chamamos de epigástrica. Esse desconforto normalmente é uma dor na região superior do abdômen. Algumas pessoas descrevem como uma dor na boca do estômago. A intensidade dessa dor pode se irradiar para outras partes do corpo, dependendo da sua intensidade.
  2. Náuseas e vômitos: muitas vezes a dor é tão intensa que a pessoa acaba tendo náuseas e até mesmo vômitos.
  3. Queimação: muitas pessoas com gastrite crônica se queixam de queimação. Essa queimação ocorre porque aquele suco ácido que está sendo produzido dentro do seu estômago acaba subindo em direção ao seu esôfago, podendo alcançar inclusive a região da garganta.
  4. Saciedade precoce ou perda de apetite: muitas pessoas estão com o estômago tão inflamado e estufado que logo que terminam a refeição se sentem muito cheias, já são saciadas. Essa saciedade precoce juntamente com a dor faz com que muitas vezes a pessoa tenha uma perda de apetite.
  5. Eliminação de sangue nas fezes ou no vômito: se você está com sangue nas suas fezes ou vomitando sangue, é um indício de que esse problema de gastrite crônica já está evoluindo para algo mais sério, significa que essa agressão na mucosa do seu estômago está tão avançada que você pode estar desenvolvendo um problema de úlcera no seu estômago.

Fique atento a esses sintomas e procure o seu médico ou nutricionista para adequar a sua alimentação. O tratamento medicamentoso, alimentar e o cuidado na alimentação vão ser muito importantes para controlar e prevenir esses sintomas.

Aqui no meu canal eu já gravei alguns vídeos interessantes para você que tem problema de gastrite. Busque no YouTube pelos títulos:

  • Gastrite nervosa: sintomas e tratamentos
  • Omeprazol e Pantoprazol – quase todo dia? Saiba os prejuízos para sua saúde
  • Gastrite: o que evitar e o que consumir

Os links para cada um desses vídeos estão na descrição desse vídeo. Espero ter ajudado vocês. Se você gostou desse vídeo, não esqueça de curtir, se inscrever no meu canal e ativar as notificações. Obrigada, pessoal, até a próxima.

Fonte: Gastrite Crônica: Sintomas por Nutricionista Luana Bernardi