Pular para o conteúdo

Sintomas da doença de Crohn: entenda melhor os sinais e tratamento.


Vamos conversar hoje um pouco sobre os sintomas da doença de Crohn. Lembre-se que a doença de Crohn é uma doença inflamatória do intestino que pode acometer desde a boca até o ânus e, por esse motivo, múltiplos sintomas podem estar envolvidos nesta doença.
Inicialmente, é importante que as pessoas fiquem atentas com os sintomas que são crônicos, aqueles que perduram por mais de três a quatro semanas. Quando apresenta uma doença aguda do tipo uma infecção intestinal, como uma gastroenterite, geralmente esse sintoma se resolve dentro de duas a três semanas e o problema está resolvido. Entretanto, o sintoma que não se resolve, como por exemplo, diarreia persistente que dura por mais de 3 a 4 semanas, dor abdominal persistente, são sintomas que necessitam de atenção médica e esses sintomas podem estar envolvidos sim na doença de Crohn.
Diarreia crônica é um sintoma que pode ocorrer quando há uma porção do intestino acometendo a inflamação, além disso, outros sintomas que podem estar presentes na doença de Crohn são: dor abdominal persistente, geralmente na região no baixo ventre, mas à direita, em direção ao apêndice. Tanto é que alguns pacientes vão à emergência e é realizado o diagnóstico de apendicite aguda. O paciente vai para a cirurgia pensando-se que é uma apendicite aguda, mas na verdade não é, é uma doença de Crohn da porção mais final do intestino delgado chamado de íleo terminal.
Existem outras manifestações, uma manifestação que também é um tanto frequente e é uma manifestação que traz muito sofrimento aos pacientes, são as chamadas fístulas. O que é uma fístula? É uma ligação, é uma conexão do aparelho digestivo com alguma outra região do corpo. Quando essa conexão ocorre com a região ao redor do ânus, nós chamamos de fístulas perianais. Quando essa conexão ocorre com a parte do abdômen, nós chamamos de fístulas entéricas ou fístulas intestino-cutâneas. Essas fístulas podem ocorrer também entre as próprias alças intestinais ou entre o intestino e a vagina e a bexiga, entre vários órgãos do aparelho digestivo. As fístulas mais comuns são as fístulas da região perianal e essa situação traz muito desconforto e muito sofrimento para o paciente. A simples presença das fístulas é traduz uma doença de Crohn com um comportamento mais agressivo, necessitando de muito mais atenção do ponto de vista terapêutico e do ponto de vista cirúrgico, onde o cirurgião proctológico terá que abordar esse paciente para limpar as fístulas e para a colocação do que nós chamamos de selinhos, que são pequenas borrachinhas para manter essa circulação aberta.
Porém, no momento em que nós realizamos o tratamento com imunobiológico nessa situação, as pessoas tendem a cicatrizarem. Isso ocorre com a cicatrização de uma parte distal da fístula e, geralmente, na parte do meio a formação de um pequeno abscesso. Isso pode trazer problemas. Além disso, existem outras manifestações clínicas que podem estar presentes nos pacientes com doença de Crohn, como anemia, deficiências vitamínicas, perda de peso, falta de apetite, cansaço excessivo, todas estas manifestações clínicas podem estar envolvidas na doença de Crohn. Também há as chamadas manifestações extraintestinais, como as dores articulares, alguns problemas oculares como uveítes, algumas lesões de pele como o pioderma gangrenoso e como o eritema nodoso, que também podem estar presentes na doença de Crohn. São sintomas que devem ser investigados.
O médico que se depara com essa situação clínica deve pensar em doença de Crohn. Enfim, a doença de Crohn é uma doença muito cheia de sintomas em diversos sistemas e, por esse motivo, necessita de uma avaliação muito detalhada da localização para definir um bom tratamento. Resumindo tudo isso, fique atento aos sintomas crônicos, sintomas que não aliviam e que não cedem por mais de 30 dias. Procure seu médico para fazer uma boa investigação, porque é fazendo o diagnóstico precoce que nós conseguimos resultados muito bons no que diz respeito ao tratamento da doença de Crohn.
Se gostou do vídeo, deixe um like. Esse vídeo está no YouTube e está aqui no Instagram também. Envie para os amigos, as pessoas que possam se interessar. Todas as semanas, estou colocando vídeos novos, tentando discutir um pouquinho sobre essas doenças tão intrigantes e que trazem tanto sofrimento para os pacientes. Até a próxima.
Fonte: Sintomas da Doença de Crohn por Dr. Richard Magalhães