Pular para o conteúdo

Sintomas da Dengue: Conheça os principais sinais da doença.


Sinais da Dengue

Sinais da Dengue

Febre alta, dores pelo corpo e fraqueza às vezes são sintomas de uma doença que nem sempre é diagnosticada de imediato: a dengue. Mas quais são os sinais que indicam que sua saúde pode estar em risco?

Os sintomas da Dengue

Os sintomas da dengue podem se assemelhar a qualquer outra doença viral, mas as consequências podem ser devastadoras se os cuidados necessários não forem tomados. A dengue é uma infecção causada por um vírus e pode variar em grau de gravidade, desde a forma mais leve até a forma mais grave, conhecida como dengue hemorrágica, que é pouco frequente.

Quando uma cidade está passando por uma epidemia de dengue, é extremamente importante estar atento e realizar o diagnóstico corretamente.

Alguns dos sintomas da dengue clássica são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda de apetite, manchas vermelhas na pele, náuseas, dores nas articulações e fadiga. Esses sintomas podem ser mais graves de acordo com a gravidade da doença e se infectou pela primeira vez.

Como acontecem os sintomas

Os sintomas da dengue ocorrem após a picada do mosquito Aedes aegypti. O vírus causa a liberação de substâncias chamadas citocinas, que são responsáveis por provocar a febre e as dores no corpo.

Quando esses sintomas aparecem, é importante estar atento para não agravar o quadro da doença. Quem já teve dengue antes deve redobrar a atenção, pois a pessoa tem mais chance de desenvolver o quadro hemorrágico. Essa forma da doença apresenta sintomas semelhantes à dengue clássica, mas quando a febre acaba, surgem sinais de alerta.

Cuidados necessários

Quem estiver com dengue precisa ter cuidados especiais para evitar que o quadro se agrave. É importante buscar orientação médica ao primeiro sinal dos sintomas, e não tomar medicamentos sem prescrição médica, pois eles podem piorar o quadro.

Baseado na experiência anterior, Victor redobrou as medidas após ter dengue pela segunda vez há dois anos. Ele ficou em casa e evitou sair, pois sabia que seria necessário ficar de cama durante uma semana.

Para saber mais sobre como se cuidar e prevenir a dengue, acesse o site minhavida.com.br

Fonte: Conheça os sintomas da dengue por Minha Vida