Pular para o conteúdo

Sintomas, Causas e Tratamento da Rinite Alérgica


Olá, eu sou a Márcia e no vídeo de hoje eu trago alguns esclarecimentos sobre a rinite alérgica. As informações desse vídeo não pretendem substituir a consulta médica. Esse vídeo traz informações para fins estritamente educativos e se você está em busca de mais informação e conhecimento, eu te convido a se inscrever aqui no canal e ativar o sininho de notificações porque toda semana estou trazendo conteúdos novos para ajudar na sua formação e desenvolvimento da sua carreira.
E aí, o que é rinite alérgica? A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal e que fica mais sensível quando tem contato com algumas substâncias chamadas de alérgenos. Essa condição afeta mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo, e você é uma dessas pessoas? Me conta aqui nos comentários.
De acordo com o Ministério da Saúde, a rinite alérgica é considerada doença respiratória mais comum entre as pessoas. Só no Brasil, são cerca de vinte por cento da população.
Os sintomas: a pessoa com rinite alérgica, quando tem contato com esses alérgenos, apresenta sintomas clássicos como, por exemplo, espirros, coriza, olhos lacrimejando, coceira e cansaço excessivo.
O diagnóstico: geralmente, o diagnóstico da rinite é bastante fácil. Na maioria dos casos, o médico observa o paciente clinicamente e orienta com facilidade o tratamento. Nos casos mais simples, é só remover o agente alérgeno para a crise da rinite melhorar. Porém, em casos mais severos, o médico pode prescrever anti-histamínicos para minimizar os sintomas. Pode ser prescrito também corticoide nasal, que é recomendado em alguns casos.
As causas: a rinite alérgica é ativada diante de alguns alérgenos, como por exemplo, ácaros, que são pequenos animais de no máximo 0,75 mm, presentes principalmente em roupas antigas guardadas, em colchões e travesseiros. Eles são a principal causa de rinite alérgica. A poeira, quem tem rinite alérgica precisa conviver com ambientes sem poeira. Sem dúvida, a poeira é uma causa bastante comum em crises de rinite. O pólen das flores: em regiões com muitas flores e onde existe muito vento, o pólen costuma se espalhar pelo ar, com isso, acabar atingindo pessoas que têm rinite. Pelos de animais: animais domésticos como os gatos e cachorros possuem pelos que são renovados constantemente, e esses pelos costumam se espalhar no ambiente e, com isso, causar os sintomas de rinite alérgica. Os perfumes: alguns perfumes podem desencadear crises de rinite alérgica, por isso é fundamental que pessoas que têm um problema não usem perfumes ou prefiram perfumes mais suaves que não causam sintomas. Os produtos de limpeza: alguns produtos usados comumente na limpeza de ambientes, como o cloro ou desinfetantes, também podem ser causadores de rinite alérgica.
Me conta aqui nos comentários qual desses alérgenos ataca sua rinite alérgica. No meu caso, são todos, principalmente na primavera, que ataca mais. É bem desagradável, não é mesmo?
Mas, como prevenir a rinite alérgica? A melhor forma de prevenir crises de rinite alérgica é ficar longe dos alérgenos. Por isso, algumas medidas preventivas são bem importantes, como por exemplo, ficar sempre em ambientes bem ventilados, deixar os ambientes sem poeira bem limpos, procurar não usar perfumes fortes nem desinfetantes com muito cheiro, ficar ao ar livre em dias com muito vento, especialmente na primavera. Trocar as roupas de cama pelo menos uma vez por semana e lembre-se de trocar o seu colchão pelo menos uma vez a cada cinco anos e os travesseiros também devem ser substituídos a cada dois anos. Lavar o nariz com soro fisiológico uma vez ao dia. A imunoterapia de dessensibilização: no caso de alérgenos que não podem ser removidos e crises de rinite mais graves, a imunoterapia de dessensibilização pode ser uma boa opção nesse tratamento. Recomendável prescrita por um médico alergologista, a pessoa recebe uma vacina de alérgenos que causará uma resposta imune mediada por imunoglobulina E, com isso, a imunidade da pessoa aumenta e ela fica mais protegida quando entra em contato com o alérgeno de novo. Por isso, são utilizadas doses crescentes gradativas e mais concentradas de extratos de alérgenos aplicadas em intervalos regulares de 1,5 anos e dessa forma ocorre a indução de um estado de tolerância de convivência com alérgicos.
Rinite alérgica tem cura? Infelizmente, não existe nenhum remédio que cure a rinite alérgica. O que existe são medicamentos que reduzem os sintomas. Além disso, a imunoterapia por dessensibilização diminui a resposta do sistema imunológico na presença do alérgeno. Por isso, é importante sempre que possível minimizar a exposição a esses alérgenos.
Lembrando que temos aqui no canal uma playlist completa falando sobre várias doenças. Se você quiser aumentar o seu conhecimento, eu vou deixar o link aqui na descrição. Se você chegou até aqui, deixe o seu like no vídeo, que ajuda muito o meu trabalho, e assim, eu consigo trazer mais conteúdo. E por favor, comenta aqui embaixo quais assuntos você quer que eu traga aqui para o canal. Eu espero você no próximo vídeo, até lá.
Fonte: RINITE ALÉRGICA – Sintomas, Causas e Tratamento por Enfermagem Florence