Pular para o conteúdo

Sinais Vitais Ep.01: Pulso e Frequência Cardíaca

Sinais vitais: Frequência cardíaca e pulso

Os sinais vitais são medidas importantes para avaliação do estado de saúde de um paciente. Neste primeiro vídeo de uma série de cinco, vamos falar sobre frequência cardíaca e pulso.

A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração contrai bombeando o sangue em um minuto. Já o pulso é a onda gerada a partir do ventrículo direito e se ramifica em diversas artérias, sendo as mais comuns a carótida, radial, braquial e femoral.

Os valores normais de referência para pacientes adultos são de 60 a 100 batimentos por minuto. Quando a frequência cardíaca está abaixo de 60 batimentos por minuto, o paciente é classificado como apresentando bradicardia. Já quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto, é chamado de taquicardia.

É importante lembrar que a verificação do pulso não deve ser confundida com a verificação da frequência cardíaca. Se a frequência cardíaca estiver abaixo de 60, é utilizado o termo bradisfigmia e se estiver acima de 100, o termo é taquisfigmia.

Compreender o que causa o aumento ou diminuição da frequência cardíaca é fundamental. Existem duas partes no sistema nervoso central que estão envolvidas nesse processo: a parte simpática e a parte parassimpática. A liberação de adrenalina pela parte simpática aumenta a frequência cardíaca, enquanto a liberação de acetilcolina pela parte parassimpática reduz a frequência cardíaca para o organismo ter um momento de repouso ou compensação.

É importante entender qual foi o motivo que levou ao aumento ou diminuição da frequência cardíaca, que na maioria das vezes é um mecanismo de compensação ou um distúrbio de condução. É necessário interpretar os dados vitais em vez de apenas verificar.

Na hora de verificar o pulso, é importante saber quais são os lugares comuns para essa verificação, como a artéria carótida, radial, braquial ou femoral. Nunca chame o lugar de frequência cardíaca quando na verdade está verificando o pulso.

No próximo vídeo, falaremos sobre frequência respiratória.

Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no canal. Nos siga também no Instagram!

Fonte: PULSO e FREQUÊNCIA CARDÍACA | Sinais Vitais Ep.01 por Prática Enfermagem