Pular para o conteúdo

Sinais de Fígado Doente: Conheça 10 Sintomas Comuns


Antes que seja tarde demais, seu fígado pode dar alguns sinais de que as coisas não estão indo tão bem assim, e é sobre esses sinais que vamos falar no vídeo de hoje. No final do vídeo, preparei uma dica para vocês: os alimentos que você precisa incluir no seu dia a dia na sua dieta para proteger o seu fígado.
Então, me acompanhe no vídeo de hoje e me conte se você apresenta algum desses sinais.
Olá, meus amigos! Sejam bem-vindos ao Fazendo em Casa, na minha casa para sua casa. O fígado é um dos órgãos mais importantes do nosso organismo. Durante todo dia, ele se encarrega de filtrar o sangue para remover as toxinas das células das quais o organismo já não precisa mais. Além disso, é ele o encarregado de sintetizar hidratos e as gorduras. No entanto, apesar de ser um órgão excretor, o excesso de substâncias tóxicas podem prejudicar o seu funcionamento e afetar a saúde do seu corpo.
Embora o fígado tenha a capacidade de se limpar sozinho todos os dias, a sobrecarga de tarefas altera a sua função e impede que seus processos sejam realizados de forma satisfatória. Por isso mesmo, é importante conhecer os sintomas e procurar resolver o problema o quanto antes.
Veja agora quais sinais o seu fígado está te dando:
1. Diarreia: A diarreia é a reação de diversas condições de saúde, entre as quais estão inclusas as que afetam o fígado e a vesícula biliar. Quando ela surge de forma contínua e sem uma razão aparente, pode ser que o seu fígado esteja pedindo a gritos uma desintoxicação.
2. Alergias: Com muita frequência, as alergias são resultados de um fígado sobrecarregado e lento. Quando muitas substâncias entram na corrente sanguínea, o cérebro as identifica como agentes alérgenos, liberando anticorpos e substâncias químicas como as vitaminas que provocam erupções e coceiras. O fígado saudável, por outro lado, limpa perfeitamente o sangue, retirando todas as moléculas prejudiciais e acabando com o efeito que o potencial provoca no corpo.
3. Refluxo ácido: O refluxo ácido está relacionado com as doenças que afetam o sistema digestivo e hepático. Ainda que quase sempre seja causado por maus hábitos alimentares e substâncias de alguns nutrientes, em algumas ocasiões, ele indica um acúmulo de toxinas.
4. Inchaços e inflamação nas pernas e tornozelos: Quando você ignora o problema, o coitado do seu fígado tenta se curar por meio da formação de tecido cicatricial. Quanto mais esse tipo de tecido existir, mais dificuldade ele tem para funcionar e isso acaba levando à hipertensão portal. Esse processo faz com que o líquido fique acumulado nas pernas, formando um edema. A boa notícia é que o inchaço é indolor. Ele pode afetar ambas as pernas, panturrilhas e coxas. Contudo, o efeito da gravidade faz com que o inchaço seja mais visível na parte inferior do nosso corpo.
5. Alterações da cor da urina e das fezes: As alterações na cor e no odor da urina e das fezes são indicadores de muitos problemas de saúdes internos. A urina em geral tem uma tonalidade amarelada pálida quando o organismo está bem hidratado. No entanto, a experiência ela pode apresentar uma cor mais escura. Além disso, um fígado com acúmulo de resíduos pode fazer com que as fezes fiquem mais pálidas ou até pretas.
6. Cólicas de inflamação estomacal: Ainda que seja difícil suspeitar que as cólicas e a inflamação abdominal possam ter a sua origem em problemas do fígado, não se deve descartar essa possibilidade. As cólicas persistentes indicam que o fígado não está trabalhando de forma adequada e tem problemas para se desfazer das toxinas. Também é comum apresentar uma informação constante, quase sempre acompanhada de gases.
7. Sensibilidade cutânea: O acúmulo de resíduos no fígado quase sempre se manifesta com sinais na pele. A coceira inexplicável, a irritação e o ressecamento podem ser alertas de um sistema hepático intoxicado. É provável que os sintomas diminuam com um creme hidratante, mas visto que o problema é interno, eles podem vir e aparecer.
8. Perda repentina de apetite: Embora seja normal perder o apetite em diversas circunstâncias, é relevante para uma atenção especial a esse fato, principalmente quando ele se transforma em algo frequente. Embora para algumas pessoas seja melhor não sentir vontade de comer, com o passar dos dias, essa condição pode levar a deficiências nutricionais e à outros sons indesejáveis.
9. Pele amarelada: A icterícia ou a pele amarelada é resultado do acúmulo de uma substância chamada bilirrubina, pigmento da bile. A bile é produzida no fígado e desempenha um papel muito importante no processo digestivo. Quando o fígado tem dificuldade de filtrar as toxinas do sangue, a bilirrubina se acumula na corrente sanguínea e provoca essa alteração na pele.
10. Mal hálito: Se você tiver mal hálito frequente, sobretudo sentir um gosto adocicado ou amoníaco na boca, é interessante você procurar um médico. Esse sintoma não passar fazendo uso do chá preto ou do suco de limão.
E aí, você identificou algum desses sintomas em você? Se você acreditar que possa estar sofrendo com dois ou mais desses sintomas, considere adotar um plano de desintoxicação do seu fígado e também consultar o seu médico para obter um diagnóstico mais adequado.
E como eu falei no começo do vídeo, veja agora quais alimentos você precisa incluir na sua dieta para ter um fígado saudável:
– Alho: O alho ajuda o seu fígado a ativar enzimas que podem enxaguar as toxinas. Também contém altos níveis de alicina e selênio, que ajudam a purificar.
– Laranja: contém níveis elevados de vitamina C, que é um forte antioxidante.
– Espinafre: Possui capacidade para neutralizar metais pesados e pesticidas.
– Cúrcuma ou açafrão da terra: Ajuda o corpo a queimar gordura.
– Nozes: Rico em glutationa e ácidos graxos ômega 3, ajuda o fígado durante o processo de purificação.
Gostou da dica de hoje? Essa informação é muito importante, então não guarde ela só para você. Me conta aqui nos comentários quantas pessoas você vai ajudar compartilhando esse vídeo. E se você chegou até aqui, deixe a hashtag #ficadosaudável que vou passar e te deixar um coração aqui na tela.
Eu deixei dois vídeos novos do canal para que você possa continuar assistindo ao Fazendo em Casa. É só você escolher aquele que você mais gostar. Espero você no próximo vídeo.
Combinado? Um beijo grande e tchau, tchau!
Fonte: 10 Sinais de FÍGADO Doente por Fazendo em Casa