Pular para o conteúdo

Sinais de Demência: Como Identificar e Suspeitar de Alzheimer


Olá! Se você quer saber quando deve suspeitar que alguém está iniciando um processo de demência, fica até o final do vídeo que vamos explicar hoje.
Olá, meu nome é doutor William Rezende do Carmo, sou neurologista, fundador da Clínica Regenerate e no meu canal falo sobre vários temas relacionados à tecnologia, Alzheimer, Parkinson, tônico do neurologista geral e vários outros temas. Se quiser receber novos vídeos, inscreva-se no nosso canal e clique no Sininho para ter uma notificação de novos vídeos.
Hoje vamos falar sobre quando você deve suspeitar que alguém está iniciando um processo de demência. Demência é todo o processo neurológico onde a pessoa vai perdendo habilidades cognitivas. Habilidades cognitivas é a capacidade de uma pessoa falar, ter memória, ter lembranças, ter raciocínio, se localizar no espaço, ou seja, tudo que o cérebro consegue fazer são as habilidades cognitivas de uma pessoa. E demência significa a perda gradativa dessas habilidades que a pessoa tinha previamente.
Então, para você suspeitar, você pode estar assim: “Nossa vovó tava esquecida mesmo, né? Será que isso é normal? Será que essa pessoa será que ela tá ficando demente?” Então, tem coisas que você pode prestar atenção. Uma delas é quando a pessoa fica repetitiva. Ela fica falando a mesma coisa várias vezes, várias vezes, várias vezes. Eu sou contra um caso aí pouco depois conta de novo é pouco depois conta de novo. Aí ela fala uma coisa, aí depois não de pia, fala de novo que a mesma coisa, aí depois fala de novo aquela mesma coisa. Ou então, ela se perde muito fácil. “Em que ano que tá? Em que mês que tá? Em que dia da semana tá?” Pedindo mês que tá.
Ou quando a pessoa começa a ficar trocando as coisas muito facilmente: a confusão de materiais é tipo, “Ah, o bule é ela assa e é para poder postar o para outra coisa”. Alguma coisa que era do armário na geladeira, depois que agora geladeira pois no armário ou começa a fazer confusões é um nomes de pessoas que ela conhece muito. Se a pessoa conhece muito, ela começa chata é outra pessoa começa achar que tem outra história de pessoa. Ou quando a pessoa começa a ficar falando muito só do passado, fala só passado, só do passado, só do passado. E se você pergunta alguma coisa que aconteceu recente, ela não consegue lembrar.
E se a pessoa começa a ter problema para achar palavras. A pessoa quer falar alguma coisa e falta uma palavra, falta aquilo, aquela coisa. A gente foi naquele negócio, aquilo que leva a gente, quê quetem aquilo e que faz assim? “Um o carro!” Aí é o carro. Nossa, esqueci de falar o capô. As pessoas novamente não esquecem palavras de coisas que ela usa no dia a dia. Se a pessoa tá faltando palavras, faltam palavras toda hora, também é um sinal que pode ser uma demência.
Se a pessoa ela tá com dificuldade para fazer coisas que ela fazia habitualmente, também é um indicativo. Por exemplo, se era uma senhora, como é que ela própria pegava o dinheiro e ela sozinha ia pagar as contas? Ela sozinha ia na feira e em fazer a lista da pele comprava as coisas todas. Se ela tem dificuldade em manusear o dinheiro, eu ir fazer a feira hoje, se faz, fica esquecendo coisas, não lembra de comprar tudo que lembrava anti, também é um sinal que pode ter algum problema.
Se a pessoa está tendo algum comportamento que ela não tinha antes: sempre foi uma pessoa muito tranquila, uma pessoa do bem, em paz, e começa a ficar muito irritadiço; como é que ela não é um tudo? Começa a ter pequenos birras e temas brigas que têm implicações por coisas que não eram do aprova. Pessoa implicar também pode ser um processo de saúde demência. E especialmente a pessoa não costuma achar que ela tá tendo problema de memória.
A pessoa que tá aqui em cima, problema de memória, os denúncia, ela tem baixa crítica sobre os problemas de memória, tipo das que ela tem e ter problemas de memória nunca é normal, mesmo que seja uma passada. E se você já viu alguém ou você mesmo tem alguma problema de memória, inscreva-se no nosso canal. E sobre quais são os seus problemas de memória, sobre quais são os problemas de memória que você vê em uma pessoa que você deseja avaliar ou uma pessoa não é referido, que vamos curtir isso no nosso canal.
E se você quer fazer mais do que isso, você pode testar se a pessoa está tendo ou não algum problema de memória. A gente tem links aqui que a pessoa pode tentar seu próprio problema testar que ela tá tendo problemas de memória ou não. Ou pode aplicar o teste para de outra pessoa, mas você vai fazer o teste para outra pessoa. Por exemplo, uma avó ou para um pai e uma mãe, você tem que ser uma pessoa que convive com essa pessoa diariamente para saber as dificuldades ou não que o teste vai perguntar se a pessoa está dentro da gente os pontos ou não.
Se você não tá convivendo com a pessoa que você deseja avaliar, quando você for o teste, chame uma pessoa que conviva com essa pessoa avaliada. Por exemplo, você quer testar sua mãe, mas você não convive com ela, mas seu pai convive com ela diariamente. O seu pai aparentemente também responde o teste, chama no seu pai para tirar as dúvidas, fazer a prova do sete junto com você. Que aí ele vai respondendo. Nós temos esse teste aqui nos dente abaixo nos comentários. Nossa, aquele tá e começar a responder. Detalhe, o teste não é diagnóstico, mas é um meditativo. Se você tá tendo ou não algum problema que pode sugerir uma demência. E especialmente se a pessoa tiver mais de 65 anos, deve-se ficar preocupado com problemas de memória.
Se quiser saber mais sobre problemas de memória, demências, Alzheimer, doenças neurológicas, veja aqui nos nossos links ao lado. Nossos vídeos, nossas playlists e temos vários outros assuntos. Deixe seu comentário, dê aquele like no nosso vídeo e vamos distribuir o conhecimento. Abraço a todos! Até!
Fonte: Demência – Quando Suspeitar Que Alguém Tem Demência por Regenerati – Dr. Willian Rezende