Pular para o conteúdo

Entendendo a diferença entre Alzheimer e Demência


Olá, boa tarde! Tudo bem? Eu sou o Marcelo Protógenes, o neurologista, e hoje vou falar para vocês sobre a diferença entre demência e doença de Alzheimer. Esse tema é muito frequente nos consultórios e hospitais familiares, com parentes que têm dúvida se o seu familiar tem Alzheimer ou alguma outra forma de demência.
Primeiramente, é importante esclarecer que demência é um termo abrangente e engloba doenças que causam prejuízo na função do indivíduo, com perda das funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio, capacidade intelectual, habilidades sociais e reações emocionais habituais.
Quando o paciente apresenta um prejuízo progressivo nessas funções cerebrais, dizemos que ele tem uma demência. Existem várias formas de demência e ela pode ocorrer em qualquer idade. No entanto, ela é mais frequente na população idosa, ocorrendo após os 65 anos.
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, sendo responsável por 60-70% dos casos de demência na população. Ela é uma doença degenerativa progressiva que afeta o tecido cerebral, reduzindo as células cerebrais, tanto em tamanho como em número.
Com o progredir da doença, o paciente começa a ter alterações cognitivas, como perda da memória de curto prazo, confusão, desorientação, alterações de linguagem, apatia, perda de iniciativa, isolamento social e outras alterações comportamentais.
Existem outras formas de demência, como demência vascular, demência na doença de Parkinson, demência por corpúsculos de Levi, demência frontotemporal, demência por alcoolismo, doença de Creutzfeldt-Jakob e a doença de Hansen.
É importante salientar que existem outras situações que podem apresentar sintomas semelhantes às demências, como deficiências vitamínicas, alterações hormonais, infecções, tumores cerebrais, depressão grave, entre outras. Por isso, é fundamental procurar um médico para avaliar e realizar exames complementares para um diagnóstico preciso.
O diagnóstico de demência é feito através do quadro clínico e exames complementares, identificando o tipo de demência que o paciente apresenta. É possível retardar a progressão da doença, mas não é possível reverter o quadro.
Fonte: Alzheimer x Demência : Entenda a diferença por Marcela Protógenes