Dipirona na Gestação: Pode ou Não Pode?
Olá, aqui é a Patrícia Moreira e hoje vamos esclarecer uma dúvida comum entre as gestantes: será que é seguro tomar dipirona para aliviar dores durante a gravidez?
- Segundo a comunidade de medicina brasileira, a dipirona pode sim ser utilizada durante a gestação, mas deve-se evitar o uso nos primeiros três meses.
- No entanto, nos Estados Unidos, a dipirona é proibida para toda a população, não apenas gestantes, devido aos possíveis efeitos colaterais.
- Caso a gestante esteja com dor de cabeça ou dor nas costas, o recomendado é conversar com o médico, que provavelmente irá prescrever paracetamol, que é considerado o medicamento mais seguro para gestantes e com menos contra-indicações e efeitos colaterais para o bebê.
- Se a gestante estiver com inflamações, deve tomar cuidado com o Ibuprofeno, que é contra-indicado durante a gestação.
- Caso a gestante esteja com alguma infecção, deve procurar imediatamente um médico ou pronto-socorro, pois infecções podem ser perigosas para o bebê, podendo causar um parto prematuro ou até mesmo um aborto espontâneo.
Em resumo, a dipirona pode ser utilizada durante a gestação, mas é preciso ter cuidado. Sempre consulte o médico antes de tomar qualquer medicamento e siga suas orientações.
Espero ter ajudado com essa informação importante para a saúde da gestante e do bebê. Até a próxima!
Fonte
GRÁVIDA PODE TOMAR DIPIRONA PARA DOR? | Boa Gravidez por BOA GRAVIDEZ