Pular para o conteúdo

Sarampo: sintomas, transmissão, vacina e recomendações.

É verdade, o sarampo voltou a atormentar nossas vidas, uma doença que já não era comum desde a década de 70. Hoje vamos falar não só sobre os sintomas e riscos dessa doença, mas também sobre a importância da vacinação. Se você quer saber tudo o que eu tenho para falar sobre isso, fica comigo!

O sarampo é uma das piores causas de morte infantil, sendo uma das mais comuns e muito séria. Infelizmente, temos deixado de dar muita atenção para essa doença, pois acreditamos que ela está longe de nós. Mas o medo é justificado, pois o sarampo voltou a bater à nossa porta. É por isso que precisamos conversar sobre isso e entender a importância da vacinação.

Já foram realizadas campanhas para vacinação contra o sarampo, e é importante lembrar que a história de que a vacina causa autismo é mentira. Isso foi um desserviço para o mundo, e é por causa dessas falsas informações que o sarampo voltou a ser um problema em muitos lugares, como na Europa e nos Estados Unidos. Vivemos em um mundo globalizado, no qual uma doença pode se espalhar rapidamente através das viagens. Por isso, é importante prestar atenção ao calendário vacinal não só do seu filho, mas também do adulto.

Por exemplo, eu moro em São Paulo, e como há vários casos confirmados de sarampo na região, eu agendei para amanhã uma dose de reforço da vacina. É importante seguir o calendário de vacinação e tomar cuidado ao viajar, pois uma doença lá fora pode chegar até nós em pouco tempo.

A vacinação é importante não só para nós, mas para todo mundo. Se você toma a vacina e entra em contato com uma pessoa que tem a doença, você não está transmitindo a doença para outras pessoas. E isso serve para proteger até mesmo aquela pessoa que não tomou a vacina por algum motivo, seja por contraindicação ou desconhecimento.

Grávidas não devem tomar a vacina, mas converse com seu obstetra se estiver próxima de pessoas infectadas para avaliar os riscos. Além disso, todas as pessoas entre 15 e 29 anos podem tomar a vacina gratuitamente em postos de saúde. O importante é não deixar de se vacinar, pois não é brincadeira. O sarampo diminui a imunidade e pode trazer graves consequências à saúde.

Os sintomas do sarampo incluem febre, coriza, conjuntivite, mialgia e manchas vermelhas pelo corpo. Essas manchas são diferentes das da catapora, pois não coçam. Além disso, as outras doenças que podem ser adquiridas como consequência do sarampo podem trazer um risco de morte muito grande.

Se você apresentar algun desses sintomas, vá a um pronto-atendimento ou posto de saúde para que seja feito o tratamento o mais rápido possível. E lembre-se: a vacinação é um ato de amor para toda a população. Se cuide e em caso de dúvidas, procure um médico.

Espero que tenha gostado dessas dicas, e não esqueça de curtir e se inscrever no canal!

Fonte: SARAMPO Sintomas, transmissão e vacina, quem deve tomar e quando por Almanaque dos Pais