Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a parvovirose canina: sintomas, prevenção e tratamento


Oi gente, tudo bem? Para quem não me conhece, meu nome é Talita Portugal e sou médica veterinária formada desde 2004. Por favor, não façam as contas!
Estou aqui no canal do YouTube e quem quiser se inscreve lá. Todo mundo gosta de phishing, quiser saber sobre dicas de animais, sobre doenças de animais. Estamos lançando um vídeo novo toda semana. Deixa o joinha se gostou e as perguntas também, tá? Compartilha e respondo.
E o seguinte, hoje eu vou falar um pouquinho sobre a parvovirose. Essa nossa parvovirose tem a ver com essa corujinha linda que está aqui. Ela não vai falar, nem hoje, só vai fazer companhia, enquanto eu falo no vídeo. Também ela pode fugir antes do tempo. Essa é a nossa aposta.
Clube em casa, não! Gente, não pode ter coruja em casa. Resgatei mais ou menos 11 anos atrás. Ela era uma corujinha que estava na árvore, na beira do rio, e acabou fraturando as duas asinhas bem aqui na base. Eu cuidei dela, tudo, mas ela não consegue dar um voo alto e também não consegue passar. Então, não tem mais como voltar à natureza. É uma pena.
Muitas outras a gente consegue reabilitar, mas a corujinha que ficaram em cuidar em casa e hoje vou falar um pouquinho para você. Então, não tem nada a ver com projetos limbo. É só sobre para ouvir. Olha gente, cá para nós, é uma doença como o nome mesmo diz, parvovirose. É uma doença viral que atinge os cães, principalmente em jovens até um ano de idade. Existe relato também que alguns cães até um ano também são atingidos, mas passou de um ano, assinado gente, claro, precisa vacinar.
Existiam várias outras doenças aí também. Nos testes, então, uma vez que um animal infectado, ele vai eliminar o vírus no ambiente através de volta. A parvovirose é um ambiente e é altamente resistente. Existe relato de vírus que duram seis meses até dois anos, dependendo da sol.
Muito resistente! Então, o animal não deve ter em casa, porque a chance dele contrair o vírus é alta. E a parvovirose, se ela não for tratada corretamente, ela tem alto índice de mortalidade. Então, muitos cães com parvovirose a gente tem que tratar em casa.
Então, vamos lá! Animal com vômito e diarreia. Diarreia com sangue! Leva no veterinário! Que o determinado a fazer os exames para ver o que está causando essa graça interessante. Porque gastroenterite é uma infecção do intestino. Isso pode ser com vários fatores: pode ser vírus, pode ser bactéria. A bactéria pode ser alguma coisa que o animal comeu, pode ser o vírus da parvovirose.
O veterinário vai fazer os exames para detectar através do exame de sangue. Também está que ele tenha ainda uma baixa de leucócitos, gente absurdo! Também já vou chegar lá. O que acontece? Ele também tem teste rápido. Quer dizer, o veterinário não tem nada que o teste vai cortar. Até se vai fazer o exame de sangue. Até deu para ouvir. Ele já confirma, nem 10 a 15 minutinhos.
Então, já começa a fazer um tratamento eficiente e com o animal tem vômito e diarreia e, principalmente, muitas vezes diarreia com sangue, é porque o animal está muito debilitado.
O que fazer? Me dá remédio em casa? O animal é evitado. Mas o comunicado não tem conta em suspender a alimentação. Hotel trânsito da super final. Ele se realimenta de novo. Então, animal com parvovirose ele tem que ser internado na clínica, além do veterinário que ele vai saber como tratar. Geralmente, o tratamento com antibiótico, terapia concluiu terapia na veia, então ele fica ali internado.
É uma média de sete a dez dias. A que o vírus fica assim bem forte no organismo. Depois disso, o animal recuperar a maioria deles não tem consequência nenhuma. tá difícil de recuperar. Então, quando trata no começo é mais fácil para o animalzinho recuperar de um golpe.
Em casa, viu diarréia gente um determinado fica tentado a sua caseiro pra em casa leva a fazer um bom diagnóstico, fazer um excelente tratamento, quando o animal é tratado adequadamente, tem grande chance a eles recuperarem. Tá?
Principal forma de transmissão é oral. Com um animalzinho que não têm vacina, que não têm unidade, teve contato com vírus de um animal que queira no meu seio livre vai contrair a parvovirose. Ele tá, esse fardo de jogar, subitamente essa também é uma das formas para parvovirose e atingiu um animal gentil.
Animal que não têm vacina, não leve a um pet shop para banho. O animal não tem vacina, não leva num a passear na pracinha, porque a chance dele contrair é muito alta. Mas tem uma vacina, e está tudo tranquilo, gente.
Como a vacina não dá imunidade por numerosos, o animal tem que ter pelo menos três vacinas de qualidade. Ele não pegará pelo próprio. Três vacina e 21 dias a partir da terceira dose de vacina para dar tempo daquela última vacina fazer anticorpos contra o parvo. Então gente, não leve o animal passear sem vacina.
É a melhor dica. Outra coisa também. Ambiente! Está a famosa que boi. É a melhor forma de desinfetar ambientes quando tem um animal que eliminou os filhos. O animal, quanto recuperar, a gente fica eliminando por mais um ano o livro através da urina.
Então o animal não vai mais se manifestar a doença, porque ele formou quadros, mas ele vai ser um portador. Que ele vai estar sempre fazendo xixi por aí e fazendo distribuir livros por aí. Uma puxada de alta de vírus. Então, o animal não tem imunidade. Se tiver contato, vai pegar e vai ficar doente.
Então, a gente resumindo um pouquinho sobre parvovirose. Caminho é esse aí. Se tiver alguma dúvida, escreve lá que eu respondo. Pode mandar as perguntinhas também, porque eu também respondo, gente. Escreve no canal, tá bom? Obrigada. Deus abençoe.
Fonte: PARVOVIROSE por Thalita Portugal Veterinária