Pular para o conteúdo

Saiba sobre a inflamação na gengiva em cães e gatos


O agente mais uma vez, a médica veterinária Andréa Suênia, Andressa. Bom dia e vamos falar sobre como tratar bem nossos animais. A doença que imagens longo do tempo atormenta muitos pais e filhos assistindo, nem pela internet. O tema de hoje é bem complexo, mas o nome é difícil, mas acredito que você já tenha ouvido falar. Eu tenho visto animais com esses sintomas. Como falar aqui, estou falando sobre a TGV (Tartarato de Gengiva e Vírus) em animais, especificamente entre os gatos, mas é bastante comum também em cães.
A TGV é uma inflamação crônica na gengiva e na cavidade oral dos animais, o que é muito comum entre os gatos e acontece em média aos 8 anos de idade, mas também é possível se observar em animais de três a 15 anos. Existem algumas raças mais propensas, como as raças Persa, Siamesa e Himalaia, mas isso não significa que animais sem raça definida não possam apresentar problemas. A TGV é uma doença multifatorial, ou seja, pode acontecer por vários motivos ao mesmo tempo.
Probabilidade das causas:
– Presença de bactérias;
– Vírus da leucemia felina;
– Vírus da AIDS felina;
– Vírus da herpes vírus;
– Nutrição do animal;
– Condições ambientais e manejo do animal;
– Genética.
A placa bacteriana é um irritante global que pode levar a doenças periodontais, inclusive TGV. Os sintomas que precisamos ficar atentos são: gengiva muito vermelha e aumento de volume da gengiva, criando algumas feridas ao redor da boca ou pela parte de dentro. Halitose, mau hálito e perda de peso também são sintomas preocupantes. Nesses casos, é extremamente recomendado procurar um veterinário de confiança.
O tratamento para a TGV é diferente para cada animal, inclusive com tratamento para correção contínua da área. É importante avaliar a boca do seu animal e ver qual é o caminho para começar a tratar. Além disso, o controle, limitação da alimentação e higienização da boca são essenciais.
Se você tiver alguma dúvida, acesse nosso canal no Youtube e no Facebook, onde temos muitos vídeos com vários temas importantes. Espero que vocês sejam mais conscientes em relação à saúde de seus animais.
Fonte: Inflamação na gengiva de cães e gatos: saiba do que se trata. por Andressa Suênia – Saúde e Nutrição Animal