Pular para o conteúdo

Saiba o que é câncer de próstata e quais são os principais sintomas.


Hoje nós vamos falar sobre um assunto extremamente importante e tão temido pelos homens que é o câncer de próstata. A gente sabe que esse é o segundo câncer mais comum entre os homens, após o câncer de pele, e que é o segundo câncer que mais mata os homens também, após o câncer de cólon, que é um câncer de intestino.
Hoje nós sabemos também que é um câncer extremamente raro aos 40 anos, mas que sua incidência aumenta muito rápido a partir dos 50 anos. Em torno dos 60 a 65 anos, 15% dos pacientes apresentam câncer de próstata. Em torno dos 80 anos, essa incidência chega a 35%, e nos 100 anos, 100% dos homens não terão o câncer de próstata. Por isso, engajados nessa luta do Novembro Azul, nós preparamos três blocos de respostas às principais dúvidas que vocês têm apresentado no consultório.
No primeiro bloco, vamos então definir o que é o câncer de próstata e quais são seus principais sintomas. Na próstata é uma glândula em forma de nó, localizada embaixo da bexiga e na frente do reto, e no seu centro passa o teto que conduz a urina na bexiga até o pênis. A próstata tem em torno de 20 gramas nos pacientes mais jovens, e ela costuma aumentar com a idade. Sua única função é produzir um líquido que vai ajudar contou líquido seminal, protegendo, nutrindo e garantindo a mobilidade dos espermatozóides. O aumento da próstata indica câncer, mas o aumento da próstata está relacionado ao envelhecimento, então nem sempre indica câncer. A causa mais frequente do aumento da próstata é a chamada hiperplasia prostática benigna, que é o crescimento benigno da próstata que ocorre a partir dos 50 anos. Então, a gente pode ter um câncer de próstata em uma próstata completamente normal ou aumentada.
Quais são os principais sintomas do câncer de próstata? Esse câncer geralmente não causa nenhum sintoma nas fases iniciais. Quando ele começa a causar sintomas é porque ele está numa fase avançada e já ocasionou o aumento da próstata, já formou nódulos. Os sintomas são muito parecidos com aqueles sintomas da hiperplasia prostática benigna que é o aumento benigno da próstata. Então, há como a uretra ela passa no centro da próstata, quando o câncer de próstata está quase um aumento da próstata e vai comprimir direta, que o paciente vai apresentar alguns fatores obstrutivos irritativos na uretra que são uma dificuldade para iniciar uma ação, uma sensação de não ter esvaziado a bexiga completamente. O paciente costuma acordar várias vezes à noite para urinar. O paciente pode apresentar infecções urinárias de repetição em virtude daquela vestida daquela usina que fica retida na bexiga. O paciente costuma apresentar também um gotejamento após a micção, e o seu jato urinário costuma ficar fino.
Algumas perguntas frequentes sobre o câncer de próstata são: Tenho um parente próximo com câncer de próstata. Meu risco é maior? Nós sabemos que quando a gente tem um parente de primeiro grau com câncer de próstata, isso quer dizer um pai ou um irmão ou um filho, isso vai ser importante para que você também tenha um câncer de próstata. Quando você tem um parente, seu risco aumentado em uma vez e meia, quando tem dois parentes, em três vezes e, a partir de três parentes, seu risco aumenta em 5 vezes. Nós sabemos também que existe outro fator importante para que apareça o câncer de próstata, que é a raça negra. Os negros têm duas vezes mais chances de terem o câncer de próstata, e este câncer costuma também ser muito mais agressivo.
O câncer de próstata é curável sim. O câncer de próstata, quando em contato encontrado em uma fase inicial, é tem chance de cura de acima de 90%. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente. Existem alguns que crescem mais rapidamente, principalmente pacientes mais jovens, mas o câncer de próstata é uma patologia extremamente curável.
Se gostou, deixe um comentário e não se esqueça de ativar o sininho para receber informações sobre vídeos novos.
Fonte: Câncer de Próstata – Definição e Principais Sintomas por Clínica Viver de Imagens Médicas em Brasília