Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a Doença de Kawasaki: causas, sintomas e tratamento

Doença de Kawasaki: critérios diagnósticos e importância

Se você já suspeitou da doença de Kawasaki, mas ficou em dúvida sobre os critérios diagnósticos, confira essa aula para que na próxima vez você faça o diagnóstico com mais consciência.

A doença de Kawasaki não é uma doença comum em adultos, afetando principalmente menores de cinco anos. É um quadro de origem desconhecida, mas que tem alguma relação com a sazonalidade e vírus respiratórios, porém sem associação confirmada. Ela faz parte das vasculites, acometendo principalmente as coronárias, o que a torna a principal causa de cardiopatia adquirida em países desenvolvidos.

Os critérios diagnósticos para a doença de Kawasaki incluem:

  • Febre há pelo menos cinco dias
  • Conjuntivite
  • Alterações de cavidade oral (queilite angular, língua com aspecto de morango)
  • Linfonodomegalia cervical unilateral com mais de 1cm de tamanho
  • Exantema ou rash maculopapular
  • Alterações de extremidades (edema e hiperemia)

São necessários pelo menos quatro critérios, incluindo a febre, para confirmar o diagnóstico de Kawasaki. O diagnóstico incompleto pode ser suspeitado em casos de febre por mais de cinco dias com menos de quatro critérios clínicos ou em febre de origem indeterminada por mais de sete dias.

No diagnóstico completo de Kawasaki, é necessário realizar um ecocardiograma para investigar a possível doença coronariana. Já no diagnóstico incompleto, é necessário avaliar criteriosamente os achados laboratoriais e realizar exames adicionais, como o ecocardiograma, caso necessário.

A doença de Kawasaki é importante de ser reconhecida precocemente, pois pode levar a sérias complicações cardíacas se não tratada adequadamente.

Fonte: Doença de Kawasaki por Emergência SIMM – Medicina de Emergência