Pular para o conteúdo

Saiba mais sobre a Classificação de Borrmann: tipos, características e diagnóstico

Olá pessoal,

A formação de um profissional médico vai desde o jardim de infância até pelo menos a faculdade, tendo residência, especialização, entre outras etapas. Mas eu estou dizendo desde o jardim de infância, pois hoje nós vamos dominar um conceito médico a partir de uma habilidade que adquirimos lá na infância, que é o uso de massinha de modelar. A partir disso, vamos guardar de uma vez por todas a classificação de Borrmann, que é uma classificação macroscópica do tumor que faz parte do tema câncer gástrico.

Primeiramente, vamos entender aonde essa classificação é inserida. A classificação de Borrmann faz parte do tema câncer gástrico e é uma classificação macroscópica do tumor, ou seja, é uma classificação visual. O médico, a partir da endoscopia, olha o tumor e, com a classificação de Borrman, classifica o tipo macroscópico deste tumor.

Existem basicamente quatro tipos principais de classificação de Borrmann:

  1. Tipo 1 – Forma polipóide: O tumor tem a forma de um pólipo. A sobrevida deste tumor é de 40% em 5 anos.
  2. Tipo 2 – Lesão ulcerada com bordas elevadas e limites bem definidos: A sobrevida deste tipo de tumor é de 35% em 5 anos.
  3. Tipo 3 – Lesão ulcerada com bordas mais rasas e limites menos definidos, começando a ter infiltrações: A sobrevida deste tipo de tumor é de 20% em 5 anos.
  4. Tipo 4 – Lesão totalmente infiltrativa, com limites imprecisos e muito mais infiltrativa do que aparenta: Este tipo de tumoe é conhecido como limite plástico, uma vez que é difícil definir os seus limites. A sobrevida deste tumor é a pior e é de 5% em 5 anos.

Além desses quatro tipos, também existe um tipo 5, que é um tipo indefinido. Quando o tumor não se encaixa em nenhum dos quatro tipos, é classificado como tipo 5 de Borrman.

Aqui vem o nosso pulo do gato, que é o uso de massinha de modelar para facilitar a memorização da classificação. A partir de agora, nunca mais vamos esquecer a classificação de Borrmann:

  • Tipo 1: Massinha em forma de pólipo
  • Tipo 2: Forma de úlcera de borda elevada
  • Tipo 3: Lesão ulcerada que começa a infiltrar
  • Tipo 4: Lesão totalmente infiltrada
  • Tipo 5: Lesão que não se encaixa em nenhum dos tipos anteriores.

Portanto, ao imaginar as massinhas, vamos empurrando cada vez mais para baixo, criando cada tipo de lesão de forma mais lógica.

Espero que tenham gostado e entendido. Deixem o like, se inscrevam no canal e ativem as notificações para receber mais conteúdos como esse.

Fonte: Classificação de BORRMANN por Gabriel Sandrin