Pular para o conteúdo

Saiba como conseguir a cirurgia de Mamoplastia Redutora pelo SUS.

Cirurgia Plástica das Mamas pelo SUS

No vídeo de hoje, vamos falar sobre a cirurgia plástica das mamas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Muito obrigado por estar aqui no meu canal de cirurgia plástica com o Dr. Jacinto.

Você sabia que é possível fazer uma redução de mama pelo SUS? Em alguns casos, está previsto e é obrigatório que o SUS faça a cirurgia de redução de mama. Quais são esses casos?

No caso de grande perda do FIA, quando as mamas são muito grandes, aquilo que chamamos de gigantomastia, o SUS paga normalmente. Qualquer Hospital do SUS tem o cirurgião plástico que pode fazer essa cirurgia.

A segunda condição em que existe a cobertura pelo SUS é quando existe uma grande assimetria entre as mamas. Elas não precisam ser gigantes como no caso anterior, mas precisa haver uma diferença muito grande entre as duas. Nesses casos, existe um problema ortopédico, a coluna fica em curva, e então o SUS também paga essa cirurgia e faz ela de graça para qualquer um.

Mas e se a minha mama não é assim tão grande ou então a minha mão é só caída e muito flácida, mas eu preciso fazer essa cirurgia?

Infelizmente, o SUS não cobre esse tipo de operação. Mas não desista, você consegue fazer mesmo assim. O segredo é procurar no serviço de ensino de cirurgia plástica. Existem inúmeros pelo Brasil, nesse serviço eles atendem segurados do SUS e fazem todos os tipos de cirurgia plástica. Existe uma equipe treinando para isso. Portanto, é uma fila longa, agora com a história da pandemia, essa fila aumentou. Você tem que ter muita paciência, mas você consegue fazer qualquer cirurgia também pelo SUS, desde que seja no hospital escola, no hospital onde haja um serviço de ensino em cirurgia plástica. Entendido muito bem?

Vamos voltar para aquele caso de uma grande hipertrofia, aquelas mamas que chegam até quase o nível do umbigo, então uma grande diferença de tamanho entre as duas mamas, uma simetria bem sincera. Esses casos são cobertos universalmente pelo SUS. Você pode fazer em qualquer lugar, desde que se hospitais tenham cirurgião plástico e uma equipe de cirurgia plástica.

Como fazer para chegar lá? Não adianta tentar diretamente passar com cirurgião plástico. Normalmente, eles precisam de um encaminhamento. Então, o que você faz? O seguinte: você vai a uma unidade básica de saúde, posto de saúde próximo da sua casa, conversa lá com clínico geral que vai te examinar, vai ver que você tem um problema e vai fazer um encaminhamento. Com isso, sim, você consegue marcar a sua consulta com cirurgião plástico em um hospital que tenha uma equipe de cirurgia plástica pelo SUS.

Mas e se alguém perguntar: “Mas eu tenho plano de saúde e não quero esperar tanto tempo lá no SUS. É um pouco demorado”. Os planos de saúde são obrigados por lei a fazer as mesmas cirurgias que o SUS prevê para os seus dependentes. Portanto, se você tem uma mama muito grande ou então uma grande assimetria mamária, os convênios também autorizam essa cirurgia. Se você tem um plano, basta você procurar diretamente o cirurgião plástico do plano, fazer a consulta com ele. Ele mesmo se encarrega de solicitar guia para que você possa ser operada.

Mais uma vez, um pequeno resumo para você ver que não é tão difícil assim. Existem duas eventualidades onde o Sistema Único de Saúde do governo faz a cirurgia das mamas: quando elas são extremamente grandes, uma gigantomastia pelas mãos que chegam até quase o nível do umbigo, ou então quando existe uma diferença de volume muito grande entre uma e a outra mão. Nesses casos, qualquer hospital do SUS que tenha uma equipe de cirurgia plástica pode operar. O caminho é passar pela unidade básica de saúde, ser encaminhado para a equipe e ser examinado lá. A atenção é que o volume de pessoas que procura esse tipo de serviço é muito grande, todos têm que ter muita paciência. Os hospitais têm um volume de cirurgia também muito grande, não só da especialidade cirurgia plástica, mas de outras especialidades. Então, existe uma fila. Se você perceber isso, o seu dia vai chegar e você vai ser operada.

Sobre os convênios, eles também fazem as mesmas cirurgias que o SUS prover para os seus beneficiários. Portanto, se você quer mama muito grande, então a diferença de tamanho muito grande entre as duas, você pode fazer pelo seu convênio. Passa aí no caso de ir direto ao cirurgião do convênio. É isso que tinha para hoje. Muito obrigado mais uma vez por você estar aí, e até o próximo vídeo.

Fonte: Mamoplastia pelo SUS. Como conseguir a cirurgia de redução das mamas pelo SUS [Cirurgia Plástica] por Cirurgia Plástica para Homens