Pular para o conteúdo

Riscos da Labirintite: Possibilidade de Morte?


Olá, seja muito bem-vindo a este vídeo. Nós vamos falar para você a resposta à seguinte pergunta: labirintite pode matar? É uma pergunta muito comum por aí no Google, nas redes sociais, e é possível que você não tenha encontrado essa resposta ainda. Mas fique tranquilo que eu vou te explicar esses detalhes agora.
Mas antes, queria pedir para você que é novo aqui no canal para se inscrever e ativar as notificações desse vídeo, e também nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, e a conta do YouTube.
Muito bem pessoal, a forma como as pessoas usam o termo labirintite na grande maioria das vezes não é apropriado. Porque ao pé da letra, labirintite é uma infecção bacteriana lá dentro do ouvido interno, na parte mais profunda do ouvido. Bactéria que geralmente já está presente num quadro de gripe, resfriado entra no ouvido. Na grande maioria das vezes, isso se resolve de forma tranquila com antibióticos, lavando o ouvido, com anti-inflamatórios.
Mas de vez em quando, em cerca de 2% dos casos (duas a cada 100 pessoas), desenvolvem a labirintite. Essa sim é a forma correta, a verdadeira. Na política, você já ouviu falar e se em outro vídeo tá. E aí nessas situações, a bactéria entra dentro dos labirintos e provocam uma verdadeira desordem nessa região.
Ou em outras situações, é a toxina dessa bactéria que entra num labirinto e provoca uma desordem nas funções desses jogos. E aí, nesse caso exclusivamente nesse situação de labirintite por bactéria, pode ser que essa bactéria consiga chegar no sistema nervoso central e provocar um quadro de meningite ou encefalopatia. E aí, nessas situações, pode ser que as coisas se agravem e a pessoa pode se encontrar ao óbito, o que é uma coisa bastante rara, eu praticamente nunca vejo isso na minha prática de médico otorrinolaringologista.
É sim possível que a pessoa chegue a falecer, mas uma simples tontura, um quadro de doenças do labirinto que não é por infecção (como os cristais fora do lugar ou a síndrome de Meniére), que a pressão aumentada no lado direito não provoca morte em ninguém, a não ser que fique tonto e caia e bata a cabeça. Mas é uma situação bem esporádica, realmente não tem nada a ver diretamente com a labirintite.
E só para que você entenda, a grande maioria das vezes há pessoas que têm doenças do labirinto. Não é por nenhuma infecção, não é por nenhuma bactéria que entra lá. Isso é muito raro de acontecer. Geralmente, têm que estar com o sistema imunológico bem rebaixado, situações realmente que é ao pé da letra é raríssimo. Em pouquíssimos estudos trazem relatos desse tipo de caso. Então fica tranquilo, para por ajuda, passou tontura, para suas lentas do ambiente não se preocupa e morrer disso a jóia. Enquanto o próximo vídeo, até lá.
Fonte: LABIRINTITE PODE MATAR? por Dr.José Netto – Otorrino