Pular para o conteúdo

Calo ósseo não aparece em raio-x: possibilidade de fratura recorrente?


Olá, seja bem-vindo(a) ao nosso canal! Meu nome é Heberto Araújo e sou fisioterapeuta. Hoje irei tratar de um assunto de extrema importância que vocês me fazem muitas perguntas tanto aqui no nosso canal quanto no Instagram (Fisio Runner Brasil). As perguntas são sobre o calor ósseo. Quando uma pessoa sofre uma fratura, é comum se perguntar se o osso está mesmo colando e se o calor ósseo está sendo formado de maneira adequada. Além disso, há a dúvida se o osso quando consolida, fica resistente ou pode quebrar novamente. Vou responder essas questões e é importante que vocês fiquem por aqui até o final do vídeo para obter todas as informações.
Antes disso, quero lembrá-los dos meus dois cursos: Anatomia e Fisiologia do Aparelho Cardiovascular e Kinesio Tape Avançado. Os dois cursos são totalmente disponíveis e em vídeo aula, com aulas teóricas e práticas e estão em uma super promoção. Para mais informações, o link dos cursos estará na descrição abaixo.
Agora, vamos ao assunto principal deste vídeo. Quando uma pessoa sofre uma fratura, é comum fazer uma radiografia para saber se o osso está colando. Mas, muitas vezes, o calor ósseo ainda não é visível nas radiografias. Isso porque o calor ósseo no início da formação não aparece nas imagens. Ele passa a ficar visível entre a quarta e a sexta semana após a fratura.
Alguns pacientes passam pelo processo de tratamento conservador, fazem uma radiografia e não encontram o calor ósseo, o que muitas vezes causa preocupação. Mas não é preciso se preocupar, pois a partir da quarta semana, o calor ósseo começa a ser visível nas radiografias.
O que é o calor ósseo? Ele é uma formação de osso que ocorre durante o processo de cicatrização da fratura. O calor ósseo só começa a se formar a partir da quarta semana e pode levar até dois anos para que o osso fique completamente resistente.
Caso o osso tenha sido fraturado e está em processo de formação do calor ósseo, ele ainda pode quebrar novamente no mesmo lugar em até seis meses depois da fratura. Após esse período, fica mais seguro, mas é importante enfatizar que o processo de remodelação pode levar até dois anos para que o osso fique completamente resistente.
Tudo isso significa que é importante ter cuidado e seguir o tratamento adequado para que o osso se consolide de forma segura e o processo de formação do calor ósseo seja adequado.
Espero ter esclarecido todas as dúvidas referentes ao calor ósseo. Qualquer dúvida, deixe nos comentários e não se esqueça de se inscrever em nosso canal. Até a próxima!
Fonte: No Meu RAIO X ainda não aparece o CALO ÓSSEO | OSSO pode Quebrar no mesmo lugar? por Fisio Runner Brasil Oficial