Pular para o conteúdo

Retinopatia diabética: causas, sintomas e tratamento para prevenção da perda de visão.


Diabetes e Perda de Visão –

Diabetes e Perda de Visão

Você sabia que a diabetes é uma grande causa de cegueira? Recentemente, este assunto sobre diabetes e perda de visão tomou conta de sites e da mídia da televisão. Isso porque o ator André Marques, em entrevista à Ana Maria Braga, nos contou que um dos principais motivos que o levou a fazer a cirurgia bariátrica para redução da obesidade não foi a sua silhueta em si, e sim um grande susto que ele teve quando a sua glicemia (glicose do sangue) teve um pico de 380 e a sua visão ficou muito embaçada. Você conhece alguém com diabetes?

Já Marcos, seu amigo aqui, porque este é mais um vídeo para te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos. Já inscrito no canal? Então inscreva-se, porque toda semana tem um vídeo novo com novas dicas pra você.

Por que a visão do André Marques diminuiu assim repentinamente?

O que acontece é que quando a nossa glicemia, que tem um valor ideal menor que 100, sente um pico, ocorre um desequilíbrio osmótico entre o humor aquoso, que é o líquido que fica na parte anterior do olho, e o cristalino, que é a nossa lente do olho. Esse aumento da glicemia faz com que mais líquido entre dentro do cristalino e ele fica inchado e aumente de volume. Esse aumento de volume do nosso cristalino provoca uma miopia ização no olho, ou seja, aquela pessoa que digamos não tem uma miopia, vai ficar com miopia, vai ficar com a visão muito embaçada para longe e isso é muito rápido, em questão de horas você pode sentir isso. Porém, essa alteração é transitória e depois quando os níveis glicêmicos voltam a baixar, a visão é restaurada.

A importância do acompanhamento oftalmológico anual

Esse assunto trouxe à tona a grande importância do alerta de que todo diabético deve fazer um acompanhamento oftalmológico anual. A diabetes é uma doença que afeta os vasos do nosso corpo, incluindo os vasos do nosso olho, e com o passar do tempo, os danos causados pelo aumento de glicemia vão traje lisando a parede desses vasos e vão ocorrendo hemorragias e vazamentos nos vasos da retina, que fica no fundo do olho, e causa o que nós chamamos de retinopatias diabéticas. É uma doença gravíssima e uma grande causa de cegueira.

Mas essa doença ela não vem de repente, então aí está a razão de todo diabético fazer este acompanhamento anual, por acaso seja detectado qualquer alteração nos seus vasos da retina, que o tratamento já seja iniciado e você não venha a ter essa perda de visão. Então fica o meu alerta: se você é diabético, controle muito bem a sua vez e mia, faça o tratamento proposto por seu médico, faça dieta, faça exercícios físicos regularmente e o principal, não fume. A nicotina potencializa muito o efeito nocivo nos vasos sanguíneos. Todo diabético fumante tem muito mais risco de ter essas complicações vasculares.

Conclusão

Agora você me responde: este vídeo contribuiu?

  • Sim

Deixe seu like, compartilhe essa mensagem. Um grande beijo e eu te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau tchau.

Fonte: Retina – Retinopatia Diabética por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista