Pular para o conteúdo

Restrição no consumo de peixes em Itacoatiara após surto de rabdomiólise determinado pela AM | LIVE CNN


Falar de doença
Olha só, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa para investigar as possíveis causas de uma doença conhecida como a doença da urina preta e com isso restringiu o consumo de alguns peixes no município de Itacoatiara, que tem a maioria desses casos.
Vamos falar com a Carol…
Carol, que seria essa doença? Conta pra gente qual que é a situação por aí.
Boa tarde para vocês! Essa é o terceiro surto de rabdomiólise já registrado aqui no Estado do Amazonas. O primeiro foi em 2008, foram 27 casos. O segundo em 2015, com 74 casos, e agora em 2021, isso está acontecendo novamente. Inclusive, este ano, a primeira morte foi registrada em decorrência dessa doença.
Eu conversei ainda pouco com importante infectologista da Fundação de Medicina Tropical aqui do estado que me explicou que a rabdomiólise ela vai causar, por exemplo, sintomas de dores musculares, perda da força. Ela age principalmente nessa questão muscular e pode acabar levando a outras complicações, como comprometimento renal, por exemplo.
O tratamento é feito até de forma muito simples, pelo que ele me explicou. E além disso, como em todas as doenças, o atendimento logo nos primeiros sintomas diminui muito as chances de agravo.
Até agora, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde, foram 51 casos notificados, dois deles aqui na capital amazonense. A maioria no município de Itacoatiara, são 36. Por isso, o governo do estado montou uma força-tarefa. Muitos profissionais já estão no município não somente para investigar a doença, mas também para garantir o atendimento adequado aos pacientes. Além disso, a Secretaria de Saúde recomendou também a restrição do consumo de alguns peixes que podem estar associados a essa doença, pelo período de 15 dias.
Nós lembramos que aqui na região Amazônica, o peixe é nossa principal fonte de proteína. Está presente em praticamente todos os lares dos amazonenses. Por isso, a situação tem gerado uma certa preocupação aqui na população.
Por enquanto, essa restrição do consumo de peixes foi feita somente para o município de Itacoatiara e principalmente para aqueles peixes provenientes em lagos e rios. Não há essa restrição contra aqueles que vem dos criadouros, por exemplo. Aqui em Manaus, como eu falei, dois casos foram notificados até agora e a gente segue acompanhando essa situação.
Lembrando que a rabdomiólise não é uma doença exclusiva da região Amazônica. Ela pode acontecer em qualquer parte do país, a qualquer tempo, e ela não está associada somente à ingestão de alimentos. Ela pode acontecer também em grandes acidentes ou exercícios físicos excessivo. Enfim, são várias causas e por isso também há uma investigação sendo feita, mas como a associação de todos os pacientes terem ingerido o peixe, portanto a linha principal de investigação a essa viu.
Fonte: Após surto de rabdomiólise, AM determina restrição no consumo de peixes em Itacoatiara | LIVE CNN por CNN Brasil