Pular para o conteúdo

Remissão na Artrite Reumatoide: Entenda tudo sobre esse estado de melhora da doença.


Olá pessoal, mais um minuto de reumatologia! Estou feliz em anunciar que minha crítica mattoli está em remissão e agora posso suspender o tratamento. Em quanto tempo isso aconteceu e outras informações sobre doenças autoimunes como artrite reumatóide, lúpus, espondilite e síndrome do jovem, você descobrirá neste vídeo.
Em doenças autoimunes como artrite reumatóide, não podemos falar em cura, mas sim em remissão. A remissão consiste na ausência de sinais e sintomas da doença e na ausência de indícios laboratoriais e de imagem que a doença possa estar ativa. Já falamos em vídeos anteriores que o medicamento mais eficaz e seguro no tratamento da artrite inflamatória é, geralmente, a primeira medicação prescrita e a última medicação abandonada.
Para considerarmos que um paciente com artrite reumatóide esteja em remissão, ele precisa estar cinco anticorpos abaixo do nível de artrite reumatóide. Em geral, os pacientes entram em remissão seis a doze meses após iniciar o tratamento correto. Estudo alemão recente evidenciou que após 18 meses de tratamento, 37% dos pacientes haviam deixado de usar mais três saltos por conta própria e isso diminui a chance de sua doença se manter em remissão.
Após um período de no mínimo seis meses da remissão, o seu médico poderá lhe propor uma redução dos medicamentos. Em geral, pacientes em um dos biológicos, juntamente com metotrexato, começamos com o espaçamento ou redução da dose do biológico, mantendo a rejeição. Após esse período, aí sim, pode-se tentar a suspensão do medicamento. Infelizmente, cerca da metade dos pacientes que se faz redução ou suspensão dos biológicos voltou a entrar em atividade e o tratamento precisa ser retomado. Pacientes que têm o escopo da artrite reumatóide positivo, o anticorpo anti ccp, têm maiores chances de voltar a entrar em atividade após a redução dos medicamentos.
O mais importante é não deixar de usar nenhum medicamento sem informar o seu reumatologista. Apesar de poucos estudos nesse sentido, o controle do peso, o hábito de não fumar e a prática de atividade física podem ajudar no processo de desmame das medicações. Lembre-se, o controle da artrite reumatóide está em suas mãos: adquira hábitos saudáveis, mantenha o uso dos medicamentos e ajude o reumatologista na batalha contra a artrite reumatóide.
Totti já curtiu e compartilhou este vídeo com seus amigos. Se você tem dúvidas sobre doenças reumáticas, deixe sua dúvida e tentaremos responder em breve, quem sabe até em um novo vídeo. Já se inscreveu em nosso canal no YouTube: Canal Riomar TV? Se inscreva para que o YouTube avise sempre que houver novos vídeos disponíveis como este. Nos siga também no Facebook e no Instagram.
Muito obrigado e até o próximo vídeo! E fique de olho em nossas likes no Facebook.
Fonte: Entenda o que é Remissão na Artrite Reumatoide por Reumato TV