Pular para o conteúdo

Remédio para verme em crianças.

Quando dar remédio de verme para crianças?

Essa é uma pergunta que envolve um pouco de mitos, mudança de paradigmas e condutas médicas ao longo dos anos. Com certeza, na geração anterior ou duas gerações atrás, essa resposta seria bem diferente.

Vamos lembrar que estamos falando do Brasil e de uma realidade epidemiológica, com dados de doenças e frequências, além de condições sanitárias e de saneamento básico totalmente diferentes do que temos hoje. Ainda temos uma enorme deficiência no saneamento básico e tratamento de água na população em geral, mas é fato que a maioria das crianças vive em condições de higiene minimamente adequadas, com tratamento de água em casa, banheiro dentro de casa e outras condições que já fazem parte de uma realidade muito maior do que era antigamente.

Por isso, não existe mais a necessidade de ficar repetindo o remédio de verme periodicamente, como era indicado antigamente (a cada 6 meses ou uma vez por ano). Hoje, o ideal é avaliar a criança, ver se ela apresenta sintomas como diarreia, constipação intestinal, sangramento nas fezes, entre outros, e só então solicitar exames de sangue e fezes para verificar se há ou não a presença de parasitas. Se for detectada a presença de parasitas, a criança será tratada adequadamente.

Portanto, a simples aplicação periódica de um medicamento como prevenção ou tratamento sistemático não tem mais aplicação nos dias de hoje.

  • Repetir o remédio de verme periodicamente não é mais necessário;
  • Avaliar a criança e verificar a presença de sintomas é o ideal;
  • Solicitar exames de sangue e fezes para verificar a presença de parasitas;
  • Tratar adequadamente, caso seja detectada a presença de parasitas.

Fonte: Remédio para verme infantil por Daniel Portela Pediatra