Pular para o conteúdo

Recorrência do HPV: Quem Já Teve Pode Ter Novamente?


E aí?

É uma vez que se tem contato com o vírus HPV a pessoa pode ser portadora pelo resto da vida ou um organismo da pessoa pode conseguir eliminar o vírus em até 6 meses após esse primeiro contato. Para aqueles que não conseguem eliminar o vírus de forma espontânea e natural e se tornam portadores do vírus, eles podem ou não desenvolver sintomas relacionados ao HPV e há vários tipos de HPV. Entre todos eles, é a forma que eles vão ganhar aparecer no organismo da pessoa podem ser ou através de lesões verrugosas, ou seja, de verrugas, ou através de lesões que posteriormente podem se transformar em algum tipo de câncer.

É importante entender que o tratamento do HPV não é em relação ao vírus que está circulando no organismo da pessoa. Nós tratamos a lesão. Ou seja, a pessoa é portadora do HPV e se expõe, se apresenta através de verruga, o tratamento daquela verruga é retirar aquela verruga. Existem várias formas de fazer, pode ser fazer por bisturi, queimando ou até mesmo com líquidos que são como o ácido, se acabam sendo retirados também. Agora, essa pessoa uma vez portadora, ela sempre será a portadora. Ou seja, essas lesões podem voltar ou não, mas eu não consigo tratar o HPV que está dentro do organismo da pessoa. A mesma coisa acontece com as lesões pré-cancerígenas. Por isso, é importante que alguém que é portador do vírus HPV ou que já foi diagnosticado em algum momento como uma vez com alguma lesão verrucosa, isso confirmou ser HPV, precisa fazer sua avaliação médica periódica para analisar se voltou a apresentar alguma dessas lesões.

Até mesmo porque as regiões verrucosas, elas podem ser mais fáceis de perceber. Percebi isso porque, dependendo, por exemplo, se está na região genital, mas é da região externa ou até mesmo na região anal, ela é mais fácil de ser percebida. Muitas vezes, a própria pessoa pode ver ela ou o seu parceiro ou parceira sexual, mas se ela estiver em uma região mais interna, como, por exemplo, lá na região vaginal ou na região anal mais internamente, só um médico pode ver.

Além disso, as verrugas são uma coisa, mas as lesões pré-cancerígenas não vão ser vistas a olho nu até que o problema já esteja bastante avançado. Por isso, essas avaliações são necessárias. Lembrando que a pessoa portadora do HPV pode passar a vida inteira sem ter nenhum tipo de lesão, nem rugosa e nem essas lesões pré-cancerígenas, mas não tem como saber quem vai desenvolver ou não e por isso, avaliação médica periódica tão importante.

Oi pessoal, se você gostou do nosso vídeo, se inscreva, dê um like e compartilhe para que mais pessoas tenham acesso à informação de qualidade.


Fonte: Quem Já Teve um HPV pode Ter Novamente? por Dra. Keilla Mara de Freitas – Infectologista SP