Pular para o conteúdo

Recorrência do Câncer de Mama: possíveis causas e tratamentos.


Olá, eu sou Eduardo Millen, mastologista do Portal Câncer de Mama Brasil, e vou responder uma pergunta muito frequente para as nossas pacientes: o câncer de mama pode voltar após o tratamento?
Objetivamente, a resposta é sim. Uma pequena parcela das pacientes pode ter o câncer de mama de volta. Mas como saber se isso pode acontecer e por que precisamos controlar isso?
Quanto mais inicial for diagnosticado um tumor e melhor for a biologia daquele tumor, menores são as chances de que ele volte com tratamento realizado. Mas se não for detectado em fases mais avançadas, ou se for um tumor que chamamos de biologia adversa, têm maior risco de que ele retorne. Isso é muito grave, e para isso, o médico mastologista, junto com o médico oncologista, em alguns casos, promove o que chamamos de segmento do câncer de mama.
O que é o segmento do câncer de mama? Nos dois primeiros anos após o tratamento cirúrgico realizado, a gente vê a paciente a cada quatro meses. Depois do segundo ao quinto ano, a gente vê o paciente a cada seis meses e depois é recomendado que a gente veja pelo menos uma vez ao ano.
Mas, doutor, depois de cinco anos, o tumor pode voltar? Pode, tanto pode voltar como infelizmente você pode ter um novo tumor. Então, nessas consultas de controle ou segmento, nós conferimos se o paciente está fazendo atividade física, se ele ganhou peso, se está fazendo uma dieta adequada. Procuramos identificar fatores de risco, como excesso de peso, sedentarismo, entre outros fatores que a gente possa utilizar. E também ajustamos o tratamento de acordo com as necessidades de cada paciente.
Existem pacientes que vão precisar fazer tratamento hormonal por dez anos após o diagnóstico de câncer. Existem pacientes que vão fazer tratamentos por cinco anos. E existem pacientes que, nesse intervalo, precisam de mudanças de tratamento.
Portanto, a recorrência ou um novo diagnóstico de câncer pode acontecer, e nós estamos atentos e preparados para lidar com essa situação. Por isso, é importante que vocês procurem e mantenham o controle com seu médico mastologista.

Fonte: O Câncer de Mama pode voltar após o tratamento? por Câncer de Mama Brasil