Pular para o conteúdo

Reabilitação Vestibular na Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta com Exame Vestíbulo-Oculomotor


Oi, olá saudações a todos! Hoje eu vou demonstrar alguns testes do meu exame clínico para reabilitação vestibular dos pacientes com labirintopatia e vestibulopatias em geral. Aqui eu descrevi uma relação dos testes que utilizo na minha prática clínica:
1. Exame vestibuloculomotor
2. Reflexo vestibulo-ocular lento
3. Reflexo vestibulo-ocular cancelado pela cefálica
4. Agitação cefálica
5. Acuidade visual dinâmica
Antes de começar o exame físico, é importante fazer uma anamnese detalhada do paciente. Eu inicio com o exame óculo motor e em seguida encontro os testes específicos de VPPB, como o teste de Dix-Hallpike, o teste de Gufoni e o teste de Yang. Depois, dou sequência na minha avaliação até chegar ao exame vestibular óculo motor.
Vamos iniciar pelo reflexo vestibulo-ocular lento (RV Lento). Para realizar esse teste, o paciente senta-se e o terapeuta posiciona-se à frente do paciente, estabilizando a cabeça com uma leve inclinação inferior. Nessa posição, o terapeuta movimenta a cabeça do paciente de um lado para o outro e pede para ele manter o olhar fixo no nariz do terapeuta durante todo o movimento. É importante observar se o paciente consegue acompanhar o movimento da cabeça e se ele sente alguma tontura.
O próximo teste é o reflexo vestibulo-ocular cancelado pela cefálica (RV Cancelado). O terapeuta pede para o paciente posicionar as mãos cruzadas na frente dele e mantê-las nessa posição. Em seguida, o terapeuta conduz o paciente para a posição certa e começa a fazer movimentos laterais com a cabeça do paciente (movimentos latero-laterais). Durante o movimento, o paciente tem que manter o olhar fixo na ponta dos dedos do terapeuta e não pode sentir tontura.
Para o teste de agitação cefálica, o paciente fecha os olhos enquanto o terapeuta faz uma agitação cervical e interrompe o movimento bruscamente. Quando o terapeuta fala “já”, o paciente abre os olhos e procura o nariz do terapeuta. É importante observar se o paciente consegue encontrar o ponto fixo.
Por fim, temos o teste de acuidade visual dinâmica. Nesse teste, o terapeuta posiciona uma placa com letras de diferentes tamanhos na frente do paciente e pede para ele falar as letras da maior para a menor enquanto mantém o olhar fixo na placa. Enquanto o paciente fala as letras, o terapeuta faz movimentos que perturbam o labirinto, o que pode causar tontura.
Esses são os testes que eu aplico na minha prática clínica com os pacientes em queixa de vestibulopatia e labirintopatia. É importante lembrar que cada caso é único e pode ser necessário adaptar os testes de acordo com as necessidades do paciente.
Deixa também um convite a todos que ainda não são inscritos que se inscrevam no meu canal, deixem seus comentários, sugestões e de onde vocês são. Temos todas as nossas redes sociais disponíveis para que vocês façam parte delas e possamos estreitar ainda mais a nossa relação. Um grande abraço a todos e nos vemos em breve!
Fonte: EXAME VESTÍBULO-OCULOMOTOR – REABILITAÇÃO VESTIBULAR Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta